Apresentação

O Curso de Ciências Biológicas

Conceito da profissão

A profissão docente caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos, práticas, valores e atitudes que são construídos no decorrer da formação profissional na graduação e consolidados ao longo de sua atuação profissional, de forma individual e coletiva. A profissão docente ocupa-se da formação humana, em especial aquela que ocorre nos processos educativos escolares e não-escolares. O professor de Ciências e Biologia dedica-se ao ensino destes conteúdos no ensino fundamental e médio, prioritariamente.

Perfil do Profissional

Profissional do campo educativo que promove a socialização de diversos conhecimentos do campo das Ciências Naturais. Diante do desafio da prática educativa, é um profissional que precisa ser crítico, observador, engajado e ético diante dos desafios da formação humana. Tais qualidades são formadas e enriquecidas no próprio Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e tem como objetivo a formação de um profissional com uma das mais importantes tarefas: a educação de homens e mulheres, crianças, jovens e adultos.

Campo de trabalho

Este profissional pode atuar na escola e em outros espaços educativos, promovendo processos educacionais para a compreensão de questões vinculadas ao meio ambiente, à saúde, à biotecnologia que permeiam a realidade urbana e rural. O Licenciado terá condições de atuar no Vale do Jequitinhonha em práticas educativas de escolas da cidade e do campo, como professor, gestor, e em ações educativas em ONGs, movimentos sociais e em outros espaços não formais de educação, tais como unidades de conservação e outras áreas protegidas, museus, zoológicos etc. Pode ainda desenvolver ações de divulgação científica e de consultoria em produção de materiais didáticos.

O curso na UFVJM

Logo nos primeiros períodos do curso, o estudante tem contato direto com práticas em laboratório, atividades de campo e discussões e práticas que envolvem temáticas educativas.  A partir da segunda metade do curso, o/a estudante tem oportunidade de conhecer seu futuro campo de trabalho, por meio dos Estágios Supervisionados. Especialmente neste momento, o/a estudante realiza uma imersão no contexto escolar, o que o/a permite conhecer a realidade do trabalho educativo. Ao final do curso, o/a estudante deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, que trata da sistematização de conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória acadêmica.

Identificação do curso

Grau – Licenciatura

Carga horária –  3230h

Turno: noturno, funcionando de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, eventualmente com aulas aos sábados.

Vagas: 30

Entrada: Semestral

Modalidade: Presencial

Tempo de integralização: 8 semestres letivos