Abertas Inscrições na plataforma freire para o PARFOR 2012/2

Está aberto o período de pré-inscrições para os cursos de Licenciatura na modalidade presencial para início no segundo semestre de 2012, em cursos ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR Presencial.

Os cursos ofertados são inteiramente gratuitos e destinam-se exclusivamente aos docentes em exercício na rede pública de educação básica.

O período para pré-inscrições na Plataforma Freire (freire.mec.gov.br) é de 19/03/2012 a 08/04/2012.

Os cursos ofertados no âmbito do PARFOR Presencial são qualificados como:

  • Primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que sejam formados em disciplina diferente da que atuam em sala de aula;

 

  • Segunda Licenciatura – para docentes em exercício há pelo menos 3 anos na rede pública da educação básica que atuam em área distinta da sua formação inicial;
  • Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontrem em exercício na rede pública da educação básica.

Para realizar a pré-inscrição, os professores em exercício na rede pública de educação básica deverão:

  • Acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico freire.mec.gov.br;
  • Para quem nunca tiver acessado a Plataforma Freire, clicar em "Primeiro Acesso á Plataforma Freire";
  • Para aqueles que já tiverem currículo cadastrado na Plataforma Freire, clicar em "Já sou cadastrado" para efetuar sua pré-inscrição.

As inscrições deverão ser validadas, também na Plataforma Freire, pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado, no período de09/04/2012 a 23/04/2012.

Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou entre em contato através do link www.capes.gov.br/fale-conosco