facebook twitter
  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Licenciatura em Educação no Campo

Procampo

Licenciatura em Educação no Campo

O Programa de Licenciatura em Educação para o Campo é um curso de Graduação que tem como objeto a formação de professores nas escolas situadas nas áreas rurais, com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O Procampo prevê projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão e promovam a educação no campo e estudos concernentes às suas populações.

A organização curricular prevê etapas intensivas durante os períodos de janeiro e julho, que se referem ao Tempo-Escola e o restante dos meses intercalados com o Tempo-Comunidade, ambos em regime de Aternância. Essa proposição tem em vista a articulação intrínseca entre educação e a realidade específica das populações do campo, bem como a necessidade de facilitar o acesso e a permanência no curso dos professores em exercício, ou seja, evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo.

A carga horária total prevista é de 5600 horas/aula, integralizadas em oito etapas (semestres) articuladas entre os períodos intensivos de formação no regime de aternância, na localidade de Araçuaí/MG, havendo ainda encontros/orientações sistemáticos entre professores e estudantes nos demais meses.

Perfil do Profissional

O curso oferecido pelo Procampo possibilitará ao estudante egresso o desenvolvimento de competências cognitivas necessárias ao enfrentamento dos novos desafios do século XXI, à inserção social e ao exercício da cidadania. O aluno estudará com uma matriz curricular que desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, sendo oferecidas duas habilitações: a primeira em Ciências Humanas e Sociais, a qual deverá ser cumprida por todos os alunos matriculados, no período de 2 anos. Após a conclusão da primeira habilitação, os discentes aprovados farão uma segunda habilitação, sendo que 30 vagas ofertadas para Matemática, e as outras 30 vagas para a Habilitação em Linguagens e Códigos.

Considere o diagrama:

Processo Seletivo / Entrada de alunos 1ª Habilitação 2ª Habilitação

60 alunos

Ciências Humanas e Sociais

(com ênfase em história)

Ciências da Natureza e Matemática

Linguagens e Códigos

Obrigatória para 60

Obrigatória para 30

30

Campo de atuação

Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Tempo de duração

2 anos

2 anos

Total

4 anos / 60 alunos

 

Mercado de Trabalho

Considerando o perfil pretendido, os estudantes do Procampo formarão e habilitarão como profissionais capazes de lecionarem nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, notadamente as áreas de História, Matemática ou Português.

Para mais informações acerca daquilo que é desenvolvido no curso, visite a página: http://procampo-ufvjm.webnode.com/

Visite o site externo

Última atualização em Qua, 23 de Março de 2016 15:22