facebook twitter
  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Notícias - BC&T Jan

Noticias

II Workshop

Unimontes - UFVJM/ Campus Janaúba

Interface da Química com as Ciências Agrárias e Engenharias

 

O II Workshop, intitulado Interface da Química com as Ciências Agrárias e Engenharias, promovido pelo Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes – Campus Janaúba foi idealizado pelo Prof. Nelson de A. Delvaux Junior e Dra. Viviane A. C. Campos.

O referido evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2017 e contará com a parceria das seguintes Instituições, UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Campus Janaúba) e do IFNMG (Instituto Federal Norte de Minas Gerais/Campus Avançado, Janaúba). A previsão é de 170 participantes de Minas Gerais e do Brasil, entre profissionais, estudantes, produtores rurais e professores, que participarão de palestras e minicursos em Química Aplicada. Vale ressaltar ainda, que serão convidados 12 palestrantes para ministrarem palestras e minicursos.

Os objetivos são promover sete palestras e seis minicurso e, ainda, estabelecer debates sobre conceitos teóricos relacionados aos diferentes assuntos que serão abordados. O evento terá duração de 16 horas e ocorrerá no Campus da Unimontes e da UFVJM.

Vale ressaltar que o Workshop contará com a participação de pesquisadores renomados e especialistas nas diferentes áreas, Química, Agronomia e Zootecnia, o que proporcionará uma oportunidade ímpar aos participantes do II Workshop.

Confira a programação:

Veja o Cartaz.

Faça a sua inscrição, aqui:

 

 

Prata da Casa – Professor Luciano P. Rodrigues Da UFVJM - Campus Janaúba, Foi o único brasileiro a Participar da International Conference On Chemistry & Material Science, organizada Pela Scientifictree Group Em Roma / Itália.

O evento que aconteceu nos dias 18 a 20 de outubro reuniu as principais autoridades de química e ciência dos materiais, como os professores Jung Hyun Kim - Yonsei University - Korea, Elias Siores - Bolton University – UK, Christophe Len, Université de Technologie de Compiègne – France, Kazutoshi Haraguchi - Nihon University – Japan, Gerald H. Pollack - University of Washington – USA e Y. Morris Wang - Lawrence Livermore National Laboratory – USA.

(foto: Luciano P. Rodrigues/ArquivoPessoal)

Em sua palestra intitulada “Electropolymerization mechanisms of hydroxyphenylacetic acid isomers” o prof. Luciano P. Rodrigues demonstra a elucidação de mecanismos de polimerização, a partir de monômeros derivados do ácido hidroxifenilacético via eletrossíntese, suportados por testes eletroquímicos e cálculos teóricos usando química quântica. Ainda foi explicitado nessa palestra a aplicação desses materiais para detecção de duas bactérias, Neisseria meningitidis e Anaplasma marginale, responsáveis por causar meningite e anaplasmose bovina, respectivamente.

(foto: Luciano P. Rodrigues/ArquivoPessoal)

(foto: Luciano P. Rodrigues/ArquivoPessoal)

A participação do prof. Luciano P. Rodrigues foi suportada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG/UFVJM através do Programa de Apoio à Participação em Eventos Técnico-Científicos – PROAPP. Para verificar a programação do evento acesse: https://chemistry.scientifictree.com/uploads/Oct_19_Final_Download_File.pdf

(foto: Luciano P. Rodrigues/ArquivoPessoal)

 

 


Prata da casa - aluna da UFVJM/ Campus Janaúba recebe premiação na mostra científica da UEE, durante o 45º CONUEE-MG.

Foi realizado no último sábado (26), na cidade de Diamantina - MG, a Mostra Científica do 45º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais com palestras e apresentação de trabalhos em várias áreas do conhecimento. A acadêmica Karine silva, do curso Ciência e Tecnologia da UFVJM - Campus Janaúba, foi premiada em duas áreas: Ciências Exatas/Engenharia e Geociências Agrárias/Ambiental, tendo como prêmio a publicação de dois artigos completos na revista Cosmo, em edição especial.

 

FOTO: Karine Silva - Apresentação de resumo de projeto na Mostra Científica do 45º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais

 

 

Comunidade Acadêmica da UFVJM - Campus Janaúba desenvolve projeto na E.E. Joaquim Maurício de Azevedo

Está sendo desenvolvido no IECT/ Campus Janaúba em parceria com a Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo o projeto O LIXO QUE NÃO QUEREMOS: PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS NO MEIO ACADÊMICO DO IECT-JANAÚBA E ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MAURÍCIO DE AZEVEDO. Idealizado e coordenado pelo servidor Assistente em Administração Eugênio Nunes Silva Brito e colaboração das servidoras Bárbhara M. Marinho, Renata de Oliveira Gama e Patrícia Xavier Baliza e colaboração nas atividades práticas de alunos bolsistas do Programa de Assistência Estudantil: Karine Silva, Silvânia Pereira Monção, Robson Santos Brandão Rocha e de alunos não bolsistas do IECT: Jean Almeida e William Pachere. O projeto objetiva conscientizar as comunidades acadêmica e da Escola Estadual através de palestras e implantação de práticas sustentáveis no uso consciente da água e energia elétrica e destinação correta do lixo produzido nas duas instituições e degradação do meio ambiente na região. Foram realizadas palestras com a comunidade acadêmica do IECT e com alunos da EEJMA sobre as questões ambientais. Oficinas de reutilização do lixo com artesanato foram e estão sendo desenvolvidas pelos discentes do projeto na escola. Também serão desenvolvidas oficinas sobre compostagem e produção de sabão artesanal. Placas informativas e lixeiras serão dispostos no prédio do  Caic, como parte do  do projeto. Recentemente um resumo do projeto participou da 2ª Mostra Científica da UEE-Minas Gerais em Diamantina, sendo apresentado pela discente Karine Silva e foi  selecionado como o melhor na área de Geociências Agrárias e Ambientais e terá um artigo completo publicado na revista virtual Cosmos.

 

 

alt

alt

 

AVALIAR PARA CONHECER E APRIMORAR!

 

QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA A UFVJM?

 

CARTA CONVITE

 

A CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFVJM – realiza mais um processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES). O objetivo da autoavaliação é identificar as condições de ensino, pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

 

Portanto, a CPA faz um convite a toda à comunidade interna e externa da UFVJM para que participe da Autoavaliação Institucional no período de 18 à 31/03/2017. Basta responder ao Questionário de Autoavaliação disponível no link (http://famed.ufvjm.edu.br/triagem.php) de acordo com sua categoria: Discente, Docente, Técnico- Administrativo ou Comunidade Externa.

 

Sua participação faz a diferença!

 

 

Comissão Própria de Avaliação da UFVJM

 

__________________________________________________________________________

UFVJM - CAMPUS JANAÚBA REALIZOU O CURSO DE LIBRAS NO MES DE JANEIRO DE 2017

https://drive.google.com/file/d/0B6cU11X-MtxfaHpuaEY4cWE2Skk/view?usp=drive_web

Última atualização em Ter, 07 de Novembro de 2017 14:01