• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Grupos de Estudo

Bacharelado em Humanidades

Trabalho, Tecnologia e Educação

Descrição: O objeto do presente projeto de pesquisa são as imbricadas relações entre trabalho, tecnologia e educação no processo de reprodução social em funcionamento na atualidade. Tendo como etapa inicial a formação de um banco de dados amplo que levará em conta uma série de órgãos de pesquisa e plataformas temáticas, publicações periódicas analíticas em diversas instâncias (federal, estadual, municipal, organismos sociais, organizações não governamentais etc.).

Coordenadores: Atanasio Mykonios e Aline Faé Stocco.

Discentes participantes: Suellen Oliveira Leffen da Vitoria, Robson Gomes de Brito, Kalily Mariane Silva de Oliveira, Xymene Trindade Fernandes, Fabiano Ramos Costa, Lilian Simone Godoy Fonseca, Silas Ferrarini Furtado, Alisson Sousa Rosa, Marcos Paulo Amancio da Silva e Jannyllian Christine da Silva Viana

Reuniões: Uma vez por mês.


Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Escravidão

Descrição: Trata-se de um grupo multidisciplinar e interinstitucional formado por pesquisadores, professores, alunos, funcionários públicos, representantes de instituições públicas de Diamantina e região, membros da sociedade civil organizada, membros de ONGs e de associações nacionais e internacionais, que desenvolvem projetos de pesquisa, ensino e extensão, em diferentes perspectivas, sobre temas e problemas decorrentes da escravidão.

Coordenadora: Adna Candido de Paula.

Reuniões: Primeira e última segundas-feiras de cada mês.


Ghuapo - Geografia Humanista, Arte e Psicologia Fenomenológica

Público-alvo: Discentes da FIH. Grupo aberto, participação variada.

Coordenadores: Yuri Elias Gaspar, Letícia Pádua (geografia) e Roberta Vasconcelos Leite (medicina).

Reuniões: Quinzenais.


Estado, desenvolvimento e pobreza no Vale do Jequitinhonha

Descrição: O projeto, idealizado como desdobramento de minha pesquisa de pós-doutorado, tem como objetivo geral uma análise dos principais aportes teóricos sobre a questão da pobreza, do desenvolvimento e das práticas e políticas de Estado, a partir do exemplo empírico do Vale do Jequitinhonha, região de Minas Gerais que desde os anos 60 tornou-se alvo de diferentes políticas desenvolvimentistas. A proposta, no entanto, não está restrita à realidade regional. Para além do debate sobre o Vale do Jequitinhonha, o projeto pretende ainda reunir pesquisas sobre temas independentes, relativos à atuação de elites, às comunidades tradicionais, às políticas de cooperação, entre outros, que compõem o campo mais amplo das abordagens antropológicas da administração pública, do desenvolvimento e do Estado.

Coordenador: André Borges.

Participantes: Antonio Augusto Lopes Neto (mestrando MPICH), Joana D'arc Oliveira Cunha (discente BHu) e Naelly Gomes da Silva (discente BHu).


Rede de Proteção a Mulher: Rompendo com a Violência, o Silencio e a Invisibilidade

Descrição: Este grupo tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção à mulher, por via da participação acadêmica e pela interlocução entre universidade e sociedade civil. Discutimos os processos educativos formais e informais que edificam a sociedade brasileira, e que formam a base material, simbólico e cultural que configuram esta última como uma sociedade hierarquizada. Ao articular as discussões conceituais que sustentam a disciplina Psicologia Social, discutindo sobretudo os papeis sociais e como temos edificado relações de gênero marcadas por violência simbólica e física, e desenvolvendo a pesquisa Politicas Públicas e Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, bem como pesquisas de trabalho de conclusão de curso voltada a mídia e a produção de papeis sociais femininos, entendemos que a extensão torna-se parte fundamental do processo de colocar em análise e discussão junto aos órgãos de defesa a mulher e a comunidade acadêmica e diamantinense problematizações que possam provocar mudanças de comportamentos.

Público Alvo: Grupos de Pesquisas da UFVJM, Movimentos Sociais, Discentes da UFVJM e demais interessados na Temática de: Violência, Mulheres e Processos de Socializações (hierarquizantes).

Coordenadores: Aline Fae Stocco, Aline Weber Sulzbacher, Claudilene da Costa Ramalho, Joselia Barroso Queiroz Lima.

Participantes: Flavio Rabello, Franciele Ferreira de Souza, Isabella Acacio, Kesia Cristina Nascimento, Kiria Orlandi.

Última atualização em Qua, 23 de Janeiro de 2019 17:10