Projetos Profª. Maria de Lourdes

1-Título do Projeto:

Inserção do turismo no Alto Jequitinhonha: Conhecer para dialogar

Resumo:

O Projeto “Inserção do Turismo no Alto Jequitinhonha: conhecer para dialogar” teve como objetivo principal estabelecer o diálogo com as escolas de ensino médio da região, a fim de promover a divulgação do curso de Turismo, da universidade e, com isso, construir propostas de parcerias futuras. Ao longo da execução do projeto, foram realizadas as seguintes atividades:  mapeamento e caracterização das escolas de ensino médio da região, identificando aquelas que adotaram o turismo como área prioritária dentro do Programa Reinventando o Ensino Médio (REM), programa do governo do estado, cujo objetivo era o de fornecer formação para a empregabilidade, em diferentes áreas, dentre elas, o Turismo. Foi realizado contado com as escolas, agendadas visitas e preparado material para apresentação do curso de Turismo. Ao todo, foram visitadas 10 das 17 escolas selecionadas inicialmente. As demais visitas não aconteceram por incompatibilidade de agenda. Além das visitas às escolas, merece destaque uma visita pedagógica da Escola Estadual Artur Tibães, de Senador Mourão, na qual os alunos da referida escola tiveram uma aula de história do barroco e, na sequência, participaram de uma visita guiada pelos principais atrativos do centro histórico. Os resultados do projeto foram comunicados na modalidade banner no IV SINTEGRA.

Natureza do projeto:

Extensão

Nº do Registro:

072.2.103-2014

Vigência:

08/2014 a 07/2015

Status:

Encerrado

Participantes:

Docentes:  Maria de Lourdes Santos Ferreira (coordenadora), Izabel Cristina de Oliveira, Raquel Scalco Faria, Maria Cláudia Magnani,  Hugo Araújo Rodrigues

Discentes: Jéssica Nascimento (bolsista), Maraisa Michele dos Santos, Gabriela Fonseca de Oliveira, Eveline Rosário, Gisele Cheron, Thamiris Oliveira, Bruno Ávila, Alane Quadros

 

2- Título do Projeto:

Comer e se maravilhar: um incentivo ao Turismo Gastronômico no Alto Jequitinhonha

Resumo:

O Projeto “Comer e se maravilhar: um incentivo ao Turismo Gastronômico no Alto Jequitinhonha” foi desenvolvido com apoio do Edital de Extensão Interface com a Pesquisa, 01/2015, da UFVJM. O projeto teve como principais objetivos identificar a culinária tradicional da região e compreender os significados que as receitas têm para a população que as preserva. Para alcançar esses objetivos, a metodologia desenvolvida na pesquisa foi divida em duas etapas: a primeira caracterizou-se pela pesquisa bibliográfica e documental que possibilitou a delimitação do universo de pesquisa a partir da identificação de outros trabalhos desenvolvidos sobre o tema. Para essa definição, considerou-se relevante a identificação, nos referenciais pesquisados, de indícios da tradição culinária das localidades. A segunda etapa constituiu-se das visitas às comunidades, para levantamento e catalogação das receitas bem como a realização de entrevistas para compreender seus significados. Foram realizadas, nos distritos, reuniões com a comunidade para validação das receitas identificadas durante o levantamento bibliográfico, identificação de novas receitas e compreensão dos seus significados. Ao longo da pesquisa foram identificados seis livros, contendo receitas dos distritos de Diamantina e da sede. Os livros compreendem o período de 1930 a 2010, sendo 349 receitas no total. Esses livros serviram como base para limitar o universo da pesquisa, que são os dez distritos de Diamantina: Conselheiro Mata, Desembargador Otoni, Extração, Guinda, Inhaí, Mendanha, Planalto de Minas, São João da Chapada, Senador Mourão e Sopa. Os resultados do projeto foram comunicados em evento científico-acadêmico (SINTEGRA), em forma de banner, e deu origem a um Trabalho de Conclusão de Curso. Os resultados da pesquisa foram utilizados, também, para sustentar a realização de um festival de gastronomia regional, projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de Diamantina junto ao Ministério do Turismo, contando com a parceria da UFVJM  tanto pela disponililização dos resultados da pesquisa,  como na execução do evento.

Natureza do projeto:

Interface pesquisa/extensão

Nº de Registro:

086.2.117-2014

Vigência:

08/2014 a 07/2015

Status:

Encerrado

Participantes:

Docentes:  Maria de Lourdes Santos Ferreira (coordenadora), Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani, Cynthia Regina Fonte Boa Pinto, Ana Catarina Perez Dias, Helga Silva Espigão.

Acadêmicos: Maraísa Michele (bolsista), Elem Nishimoto, Jéssica Nascimento, Bruna Elisa Pinheiro da Silva, Bruno Aparecido de Lima Avila, Fabianna Christina Dumont Nunes.

 

3- Título do Projeto:

Ler, escrever, incluir

Resumo:

O Objetivo geral deste projeto é o de contribuir com a diminuição da retenção a partir do investimento na leitura e na escrita dos gêneros acadêmicos como habilidades básicas ao exercício da vida acadêmica. O projeto possui, ainda, os seguintes objetivos específicos: orientar/assessorar/auxiliar alunos dos diferentes cursos das unidades envolvidas, prioritariamente, alunos dos períodos iniciais, que apresentam dificuldades no processo de leitura e produção de textos; constituir-se, a partir da sistematização das demandas, num termômetro que servirá de subsídio na proposição de ações extensionistas (minicursos e/ou oficinas e outras atividades extracurriculares); servir de referência para implementação de parcerias com outros órgãos/instituições na efetivação de políticas públicas de atualização de professores da região, que trabalham com a leitura e com a escrita; constituir-se como um balizador para realização de colóquios e outros fóruns de discussão pelas diferentes disciplinas, a partir das avaliações sistematizadas pelo Laboratório.

Natureza do Projeto:

Ensino

Nº. de Registro:

008.2.001.2017

Vigência:

07/2017 a 06/2018

Status:

Em andamento

Participantes:

Docentes: Maria de Lourdes Santos Ferreira (coordenadora); Simone Santos

Discentes: Vitória Alves Gonçalves, Katrine Souza Silva, Laís Murta Alves Maia, Hianca Nathany Rocha, Késsia  Xavier Silva.

 

4- Título do Projeto:

Ler e Escrever na Universidade: investigação sobre as práticas de letramento e sua contribuição na construção de um lugar de autoria

Resumo:

O aumento da oferta de vagas para o ensino superior vem evidenciando grande carência no domínio da escrita por parte dos novos acadêmicos. Assim, os professores  se deparam com alunos carentes do domínio dos conhecimentos linguísticos mais elementares, enquanto os alunos, por sua vez, se veem perdidos diante das demandas de escrita dos gêneros acadêmicos, impostos como condição para seu sucesso no mundo universitário. Considerado esse cenário, o presente projeto se propõe a dar continuidade à pesquisa realizada por mim durante o doutorado, na qual foram analisadas as práticas de letramentos acadêmicos no contexto de expansão do ensino superior. Naquele momento, interessavam-se as concepções de letramento que norteavam o fazer universitário, bem como as ações propostas que sustentavam essas concepções. Na pesquisa ora proposta, o foco se dá nas estratégias que favorecem ou inviabilizam a construção de uma autonomia discursiva, a aquisição das habilidades necessárias para o exercício da palavra própria pelos acadêmicos. Constituem objetivos desta investigação: compreender a problemática que envolve o lugar de autoria na produção de textos dos alunos da universidade, identificar e descrever as dificuldades apresentadas pelos alunos na produção dos diferentes gêneros demandados pela universidade; Investigar os possíveis fatores que contribuem para o apagamento da autoria nos textos produzidos pelos acadêmicos; propor uma metodologia de análise que auxilie na compreensão e, consequentemente, na solução de problemas relativos à escrita acadêmica; construir um corpus que possa subsidiar futuras investigações e/ou projetos de ensino e extensão.

Natureza do Projeto:

Pesquisa

Vigência:

02/2018 a 02/2019

Status:

Em fase de implementação

Participantes:

Docente: Maria de Lourdes Santos Ferreira

Discentes: a selecionar

Última atualização em Sex, 16 de Agosto de 2019 18:42