Disciplinas

E-mail Imprimir PDF

 

INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM

Ementa: Estudo da História da Enfermagem, reflexão crítica, consciência profissional, senso crítico perante os desafios inerentes à profissão dentro dos domínios afetivo e cognitivo. Reconhecimento dos campos de atuação profissional dos diferentes membros da equipe.


 

 

LEGISLAÇÃO NA ENFERMAGEM E ÉTICA

Ementa: Estudo da Ética Profissional e da Legislação em vigência perante os desafios inerentes à profissão, órgãos representativos da categoria profissional e desafios inerentes à profissão.


 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCCI)

Ementa: O processo de pesquisa. Tipos de pesquisa. Discussão e análise prática da produção de conhecimento em saúde. Elaboração de projeto para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

Ementa: Aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à administração da assistência de enfermagem nos serviços de atenção básica em saúde.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE DA FAMÍLIA

Ementa: A disciplina aborda a família nos diversos contextos e serviços assistenciais, através da utilização de instrumentais teórico-metodológicos para a prática assistencial, educativa, promoção da saúde, cuidado domiciliar, o conhecimento da ação das Equipes de Saúde da Família e Equipes de Agentes Comunitários de Saúde. Estuda a implantação, organização e planejamento das Unidades de Saúde da Família e a inserção do Enfermeiro neste contexto.


SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA À ENFERMAGEM

 

Ementa: Instrumentalização teórica e técnica do aluno de enfermagem em relação aos métodos de avaliação de saúde, utilizados pelo enfermeiro na identificação dos problemas de enfermagem, como parte integrante da primeira etapa do processo de enfermagem e conseqüentemente da sistematização da assistência de enfermagem.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

BASES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Ementa: Estudo e desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas fundamentais na assistência de enfermagem, envolvendo a reflexão crítica acerca do homem, da sociedade e do processo saúde-doença.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM EM SAÚDE PUBLICA I

Ementa: Estuda instrumentos metodológicos visando a prevenção de evento que alteram a saúde a nível individual e coletivo, mediante participação da comunidade e equipe de enfermagem.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)

Ementa: Estudo do Processo de Enfermagem e as bases legais para a implementação da SAE. Aplicação das Teorias, Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem a partir de um raciocínio clínico em Enfermagem.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

SAÚDE DO ADULTO: ENFERMAGEM MÉDICA

Ementa: Assistência de enfermagem à pacientes hospitalizados e o equilíbrio bio-psico-social e espiritual. Afecções que acometem os diferentes sistemas do organismo humano.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

SAÚDE DO ADULTO: ENFERMAGEM CIRÚRGICA

Ementa: Aborda a assistência de enfermagem ao cliente adulto, no período perioperatório (pré, trans e pós operatório), dentro da perspectiva dos eventos fisiopatológicos e psicossociais, com ênfase na prevenção de complicações e reabilitação do cliente. Apresenta a dinâmica do funcionamento do Centro Cirúrgico, CME e Recuperação Pós Anestésica.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM NA SAÚDE DO IDOSO

Ementa: Estudo das políticas de saúde, fatores sociais e relativos ao ambiente natural e aos estabelecimentos de saúde que influenciam na qualidade de vida de pessoas idosas e no processo saúde-doença. Estudo do cuidar do idoso nas diferentes dimensões e nos níveis de atenção em situações de doenças agudas, crônicas e terminais. Reflexão sobre os problemas relativos ao envelhecimento: violência, perda de autonomia; isolamento social e déficits cognitivos


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Ementa: Evolução histórica da enfermagem em saúde mental. Visão atual e tendências da enfermagem em saúde mental. Operacionalização dos serviços de saúde mental no contexto das políticas de saúde mental. Princípios fundamentais em saúde mental. Assistência de enfermagem ao indivíduo em sofrimento psíquico e sua família. Reabilitação psicosocial.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Ementa: Estudo das relações entre saúde e trabalho, refletindo sobre riscos e conseqüências originados do processo de trabalho ao trabalhador e ao meio, por extensão. Problemática da saúde do trabalhador no país. Programas de atenção à saúde do trabalhador. Legislação específica em saúde do trabalhador. A assistência de enfermagem em saúde do trabalhador no local de trabalho e nos serviços de saúde.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Ementa: Problemática da saúde da criança e do adolescente. Determinante de morbi-mortalidade infantil e juvenil. Programas de atenção à saúde da criança e do adolescente. Aspectos nutricionais. A saúde mental da criança e do adolescente. Agravos e riscos à saúde destes grupos. Assistência de enfermagem à criança e adolescente na rede básica e hospitalar.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO

Ementa: A disciplina aborda determinantes de morbi-mortalidade no processo reprodutivo humano e na clínica ginecológica. Modificações fisiológicas da gestação, parto, puerpério e do recém-nascido. Assistência de enfermagem à saúde da mulher nas fases de vida da adolescência, da idade adulta, na gestação, no puerpério e na terceira idade e ao recém-nascido, nos serviços de atenção básica em saúde e hospitalar.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

SAÚDE AMBIENTAL

Ementa: Processos geográficos e históricos dos desequilíbrios ambientais no planeta. Desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da população. Desenvolvimento humano. Importância da conservação e os fatores de risco ambiental. Sistemas de manejo para controle da qualidade ambiental promotora da saúde. Saneamento ambiental: água, lixo, esgoto. Alternativas ecológicas, produção de alimentos, biotecnologia.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITALAR

Profa.Luciana de Freitas Campos

Ementa: Gerenciamento do serviço de saúde e de enfermagem. Planejamento e controle dos recursos institucionais. Principais instrumentos para o exercício da função administrativa do enfermeiro.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA II

Ementa: A disciplina aborda o conhecimento e a análise de situações de saúde e de doença da(s) população(ões) nos contextos individuais, familiares e coletivos através do diagnóstico da(s) comunidade(s). Apresenta como base o perfil epidemiológico loco-regional e as principais ações de Enfermagem em Saúde Pública. A organização da Assistência de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde estabelecida pelos Programas Nacionais e direcionados aos grupos de crianças, adolescentes, mulheres, gestantes e adultos e algumas doenças/agravos prevalentes.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Ementa: Estudo teórico-prático para desenvolvimento de habilidades técnicas e éticas para a realização da assistência de enfermagem nas situações de urgência e emergência. Aborda temas como as intervenções de enfermagem pré e intra-hospitalares em urgências clínicas e traumáticas segundo as diretrizes internacionais de suporte básico e avançado de vida; a organização e o gerenciamento das políticas de saúde nas urgências e emergências; a prevenção de acidentes; o planejamento em situações de catástrofes.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ESTAGIO SUPERVISIONADO I : ÁREA HOSPITALAR

Profa. Luciana de Freitas Campos

Ementa: Atividades assistenciais, administrativas, educativas e de investigação em enfermagem em hospital geral e de especialidades.


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

ESTAGIO SUPERVISIONADOII: ÁREA COMUNITÁRIA

Ementa: Aborda atividades voltadas para a saúde coletiva, relacionadas com a promoção, prevenção e recuperação da saúde. Desenvolve ações de enfermagem (atividades assistenciais, administrativo-gerenciais, educativas e de investigação em saúde) em consonância à problemática da saúde de indivíduos e da coletividade de uma comunidade, rural ou urbana, considerando as diferentes faixas etárias, ciclos de vida e determinantes de morbimortalidade (meio ambiente, trabalho, educação, moradia, saneamento, transporte, lazer, cultura, dentre outros).


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Ementa: Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, podendo ser na forma de revisão bibliográfica, monografia, pesquisa de campos ou outros.

Última atualização em Sex, 26 de Dezembro de 2014 14:46  

Intranet

Pesquisa