• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Núcleos de Estudo

Núcleo de Estudos em Melhoramento Florestal (NEMF)


Coordenadora/Orientadora: Profª Miranda Titon

Descrição: o NEMF foi criado em 2017 e objetiva a difusão de conhecimentos, ferramentas e tecnologias aplicadas ao Melhoramento Florestal. Dentre as principais atividades desenvolvidas, destaca-se a discussão de artigos científicos, a condução de pesquisas e a participação em oficinas, exposições, eventos. As reuniões ocorrem semanalmente às quartas-feiras, às 13 horas, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Podem participar alunos de pós-graduação e graduação.

Contatos:

  • E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Instagram
  • Facebook
Núcleo de Estudos em Entomologia Florestal (NEEF)


Orientador: Prof. Sebastião Lourenço de Assis Júnior

Coordenador: Gilson Geraldo Soares de Oliveira Júnior

Descrição: O NEEF foi criado em maio de 2016, com intuito de aprofundar o conhecimento dos membros sobre a área de entomologia florestal. Neste caso, com foco na Proteção Florestal. No entanto, não restringindo-se somente a essa área da Entomologia. Dentre as principais atividades desenvolvidas pelo NEEF, podemos citar: a realização de apresentações e discussões sobre artigos, condução de pesquisas, mostra de insetos com objetivo de estender o conhecimento adquirido para fora da academia, apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Dissertações dos membros, etc. As reuniões ocorrem nas primeiras e terceiras sextas feiras de cada mês, no período letivo e de 12h50 às 14h, salvo imprevistos ou feriados nestas datas.

Contatos:

  • E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Instagram
  • Facebook
Grupo de Estudos em Ecologia Florestal (GEEF)


Coordenadores: Raquel do Rosário Gomes, Prof. Evandro Luiz Mendonça Machado

Descrição: O grupo de Estudos em Ecologia Florestal foi criado dia 25 de setembro de 2018, com a finalidade de congregar estudantes da graduação e pós-graduação, interessados no aprimoramento técnico e científico, tendo como área central a Ecologia Florestal. A dinâmica do grupo consiste em apresentação e discussão de artigos, bem como acompanhamento de atividades que envolva campo. As reuniões ocorrem no Departamento de Engenharia Florestal, às 12h40 nas terças-feiras.

Contato:

  • E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Instagram
Núcleo de Estudos em Estudos em Silvicultura (NESil)


Orientador: Prof. Reynaldo Campos Santana

Coordenadores: Natielle Aparecida Campos de Jesus e Tulio Kenedy Rodrigues Pereira

Descrição: O Núcleo de Estudos em Silvicultura fundado em 29 de junho de 2017, com sede no Laboratório de Silvicultura do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, tem como objetivos a complementação do conhecimento teórico e prático na área da silvicultura e incentivar a pesquisa. Para consecução dos objetivos propostos, o NESil desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de silvicultura, estudos dirigidos, debates de temas e participações em eventos relevantes. Os encontros são realizados nas quartas-feiras de 12:30hs às 14:00hs, em intervalos de 15 dias.

O NESil tem como objetivos:

  • A complementação do conhecimento teórico e prático na área de silvicultura;
  • A integração dos alunos de graduação do curso de Engenharia Florestal (e outros cursos afins) com os alunos do curso de Pós-Graduação em Ciência Florestal (e outros afins) da UFVJM;
  • A troca de conhecimentos e experiências entre os membros do grupo;
  • Promover o intercâmbio entre o NESil com grupos de estudos em silvicultura de outras instituições;
  • Congregar os interessados pela área, além de estimular e manter um interesse ativo pela silvicultura e suas aplicações;
  • Incentivar a pesquisa.
Para execução dos objetivos propostos, o NESil desenvolve atividades relacionadas a  projetos de pesquisa e extensão na área de silvicultura, estudos dirigidos, apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), debates de temas e participações em eventos relevantes. Os encontros são realizados semanalmente ás quartas-feiras de 12h30min as 14h00min.

Contatos:

  • E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Instagram
  • Facebook
  • Site
Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal (GEMMF)

Orientadores: Prof. Gilciano Saraiva Nogueira, Prof. Marcio Leles Romarco de Oliveira e Prof. Eric Bastos Gorgens

Coordenadoras: Raquel Pereira e Brenda Letícia Rodrigues

Descrição: O GEMMF foi criado em 2010 e reformulado no ano de 2018. O grupo, conta hoje, com uma equipe de 18 membros, sendo eles da graduação, pós-graduação e docentes do Departamento de Engenharia Florestal da UFVJM. As reuniões ocorrem nas dependências do DEF, quinzenalmente, na sexta-feira, às 12h15. A troca de conhecimentos e experiências entre os membros, permitem que sejam desenvolvidas atividades com excelência. O GEMMF tem como principais objetivos a complementação do conhecimento teórico e prático de seus membros, projetos de extensão, atendendo a comunidade interna e externa à UFVJM em temas relacionados à mensuração e manejo florestal, além do monitoramento de parcelas permanentes para estudos de crescimento, dinâmica e produção. Para conhecer mais sobre o grupo, acesse as redes sociais ou entre em contato através do e-mail.

Contatos:

  • E-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Instagram
  • Facebook: Perfil e Página
  • Youtube
  • Site
Núcleo de Estudos em Colheita Florestal (NECFlor)


Coordenador:
Prof. Ângelo Márcio Pinto Leite

Descrição: O grupo foi fundado em 7 de dezembro de 2012 e possui como área de estudo a colheita florestal. Os discentes vinculados ao grupo realizam atividades como desenvolvimento, coordenação, colaboração e/ou acompanhamento de projetos de pesquisa e extensão. Assim como, estudos dirigidos e debates. Além disso, participam e organizam cursos, palestras, seminários, e encontros. Todas essas atividades são realizadas utilizando-se de temas relevantes na área de Colheita Florestal. As reuniões são realizadas às sextas-feiras, às 12h40, em um período de 15 em 15 dias.

Contatos:

  • E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Instagram
  • Facebook
Núcleo de Estudos em Recuperação de Áreas Degradadas


Coordenador:
Prof. Israel Marinho Pereira

Descrição: O NERAD foi criado em 2005 pela ação conjunta de alunos do curso de Engenharia Florestal. Na época não havia um único professor responsável pelo grupo, sendo que em 2006 o professor Israel Marinho Pereira assumiu a coordenação. Sempre buscando aprofundar além do conhecimento adquirido em sala de aula, o grupo desenvolve atividades tais como, organização de eventos, discussão e desenvolvimento de projetos de pesquisa e artigos voltados à área central do núcleo que é a recuperação e restauração de áreas degradadas. As reuniões acontecem às terças-feiras, das 12h45 às 13h45, no prédio da Engenharia Florestal.

Contatos:

  • E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
  • Telefone: (38) 3532-1200, ramal 8608.
Grupo de estudo em Microbiologia no crescimento de plantas e qualidade ambiental


Coordenador:
Paulo Henrique Grazzioti

Descrição: O grupo de pesquisa atual em três principais linhas de pesquisa. 1 - O estudo de bactérias e micorrizas promotoras de crescimento para uso especialmente na propagação vegetativa de plantas na fase de produção de mudas com objetivo de desenvolver biotecnologias que resulte em maior produtividade das plantas, com menor demanda de agroquímicos em geral, favorecendo os sistemas produtivos mais sustentáveis. 2 - O uso de indicadores microbiológicos na avaliação de sistemas de manejo de importantes culturas, da degradação de ambientes e em áreas em recuperação. 3 - Tratamento e reciclagem de resíduos orgânicos para uso como fertilizantes em diferentes setores do agronegócio.

Contatos:

  • E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
  • Telefone: (38) 3532-1200, ramal 8646.
Última atualização em Qua, 23 de Outubro de 2019 16:13