Engenharia de Materiais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (Janaúba)


Engenharia de Materiais é a profissão destinada ao desenvolvimento de novos materiais, seleção de materiais adequados a determinada aplicação, modificação na estrutura de materiais visando adequações em suas propriedades para uma nova aplicação, dentre outras atividades, sempre relacionadas à correlação entre a estrutura, as propriedades, o processamento ou produção e as aplicações de materiais.

O curso de Engenharia de Materiais na UFVJM é focado na formação de engenheiros proativos, criativos, capacitados tecnicamente, com boa capacidade de comunicação e expressão e perfil empreendedor, além de consciente de seu papel para o desenvolvimento regional sustentável.

O profissional tradicionalmente atua em indústrias das mais diversas áreas e setor acadêmico no desenvolvimento, transformação, produção e aplicação de polímeros, metais, cerâmicas e compósitos. Também pode atuar como perito, consultor ou ainda criar sua empresa utilizando-se dos conteúdos aprendidos e habilidades desenvolvidas no curso.

O diferencial no curso na UFVJM é a interdisciplinaridade. O aluno tem contato com todas as áreas das ciências (inclusive as linguagens e comunicação) com carga horária maior que a tradicionalmente presente nas grades curriculares do curso, além do estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento regional. Diversos profissionais têm destacado a importância da interdisciplinaridade e do empreendedorismo para o profissional do tempo atual e futuro.

Identificação do Curso:
Grau: Barcharelado
Carga horária: 3600 horas
Turno: diurno
Número de vagas: 40 vagas/período
Modalidade: Presencial
Tempo de Integralização: 5 anos

Para mais informações sobre as atividades do curso, acesse o site.

Última atualização em Qua, 27 de Fevereiro de 2019 15:46