• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Ana Paula Nogueira Nunes

Relação entre Desempenho Funcional de Crianças com Paralisia Cerebral e Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de seus Cuidadores na Cidade de Diamantina, Minas Gerais.

Ana Paula Rocha; Daniella Romany Viana Afonso


Resumo

Os cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral (PC), geralmente arcam com múltiplas responsabilidades na abordagem das incapacidades da criança. Esses cuidados podem trazer detrimento da saúde física e bem-estar psicológico desses pais, com um impacto na sua qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS). Objetivos: O objetivo deste estudo foi o de verificar a correlação entre o desempenho funcional de crianças com PC e a QVRS de seus cuidadores, assim como, verificar se há correlação entre a função motora grossa (GMFCS) e desempenho funcional (PEDI) nestas crianças com PC. Materiais e Métodos: A QVRS de 17 cuidadores de crianças com PC foi avaliada através do Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) e correlacionada com o desempenho funcional da criança
avaliado pelo Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Análise de dados: Correlação de Spearman. Resultados: Nenhuma correlação positiva foi encontrada entre os dados do GMFCS e SF-36, assim como os dados do PEDI e SF-36. Já a correlação entre GMFCS e PEDI apresentou-se forte e positiva. Conclusão: A qualidade de vida de cuidadores de crianças com PC não foi influenciada pelo grau de limitaçãofuncional de suas crianças. No entanto, o GMFCS mostrou-se um bom preditor de funcionalidade em crianças com PC.

Descritores: Qualidade de vida, Cuidadores, Paralisia Cerebral