Cursos UFVJM

PDF
Imprimir
E-mail

Seleções - Professor Voluntário

Química

fadfa

Última atualização em Ter, 06 de Dezembro de 2016 13:34
 
PDF
Imprimir
E-mail

Núcleo Docente Estruturante

Administração

O Núcleo Docente Estruturante- NDE do Curso de Administração integra a estrutura de gestão acadêmica do curso, sendo co-responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso.

Componentes:

Profª Chams Maria Kumaira

Profª Daniela Cristina da Silveira Campos

Profª Georgia Fernandes Barros

Profª Ivana Carneiro Almeida

Profª Juliana Vieira Borges

Prof. Marcelo Cambraia Alvarenga

Prof. Marcio Coutinho de Souza

Prof. Naldeir dos Santos Vieira

Prof Edimilson Eduardo da Silva

Prof Agnaldo Keiti Higuchi

 

 

Última atualização em Sex, 01 de Setembro de 2017 15:03
 
PDF
Imprimir
E-mail

Pós-Graduação

Química

Mestrado

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Química (PPGQ) em nível de Mestrado iniciou-se em 2009, desenvolvendo trabalhos nas áreas de concentração em Físico-Química, Química Analítica e Química Orgânica, nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Desenvolvimento de Materiais Condutores e semicondutores para Aplicações em Processos Eletroquímicos
  2. Desenvolvimento de Sensores Eletroquímicos Aplicados a Amostras de Interesse Farmacêutico, Biológico e Ambiental
  3. Desenvolvimento de Nanomateriais e Aplicações
  4. Química de Peptídeos e Proteínas
  5. Química de Produtos Naturais
  6. Separações Químicas

 

Sites do programa (São dois)

PPGQ - QUÍMICA

PPGQ QUÍMICA UFVJM

As dissertações defendidas pelos discentes do programa estão disponíveis em:

Dissertações Defendidas PPGQ

 

Doutorado

O departamento de Química da UFVJM faz parte da Rede Mineira de Química (RQ-MG), a qual foi fundada em dezembro de 2009 com o objetivo principal de integrar pesquisadores do Estado de Minas Gerais, minimizar distorções e desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa de qualidade que resultem em projeção das atividades na área de química de nosso Estado. Um dos produtos gerados é o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG). Os Professores do DEQUI/UFVJM orientam no PPGMQ-MG em nível de Doutorado e desenvolvem estudos nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Desenvolvimento de Materiais Condutores e semicondutores para Aplicações em Processos Eletroquímicos
    1. Desenvolvimento de Sensores Eletroquímicos Aplicados a Amostras de Interesse Farmacêutico, Biológico e Ambiental
    2. Desenvolvimento de Nanomateriais e Aplicações
    3. Química de Peptídeos e Proteínas
    4. Separações Químicas

 

Site:

Doutorado em Química - REDE MINEIRA

Última atualização em Sex, 11 de Agosto de 2017 15:51
 
PDF
Imprimir
E-mail

Cursos

Última atualização em Seg, 04 de Setembro de 2017 16:59
 
PDF
Imprimir
E-mail

Engenharia Química

Engenharia Química


A Engenharia Química está relacionada ao estudo, desenvolvimento e supervisão de processos industriais, empregando conceitos de transformações físico-químicas para obter produtos de interesse industrial a partir de diferentes matérias-primas. O projeto e operação das plantas industriais, bem como o desenvolvimento de novos produtos, são atribuições do Engenheiro Químico, utilizando conceitos de Física, Química, Matemática e Biologia, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais, para projetar e gerenciar indústrias de insumos ou produtos acabados, úteis para a sociedade.


PERFIL DO PROFISSIONAL

Com formação abrangente, porém aprofundada, o Engenheiro Químico deve ter uma visão abrangente e alta capacidade crítica e criativa em frente aos novos problemas e tecnologia, com capacidade e desenvolver a efetiva comunicação e trabalho em equipes multidisciplinares, sempre com consciência das implicações sociais, ecológicas e éticas envolvidas em suas decisões. Otimizar processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias, analisar a viabilidade econômica e segurança dos processos, desenvolver tecnologias limpas, são algumas tarefas destinadas ao Engenheiro Químico.


MERCADO DE TRABALHO

Para o engenheiro químico as atividades se aplicam no setor industrial, com alimentos, cosméticos, biotecnologia, nanotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, químico e petroquímico, têxtil, de combustíveis, processamento de minérios; nos setores nuclear, automobilístico, de polímeros, de meio ambiente e tratamento de águas e rejeitos industriais; nas áreas administrativa e comercial; como engenheiro de processo, de pesquisa e de desenvolvimento; em instituições de pesquisa, em consultorias e no magistério superior.


ENGENHARIA QUÍMICA NA UFVJM

O curso de Engenharia Química da UFVJM é estruturado em dois ciclos: o primeiro corresponde à formação básica, através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração de três anos e o segundo ciclo está dedicado à formação específica da área de Engenharia Química, totalizando dois anos. O curso de Engenharia Química tem como principais características formar um profissional dentro da multidisciplinaridade, com pensamento crítico e uma sólida formação científica, capaz de aplicar seus conhecimentos básicos e solucionar problemas da área.

 

Modalidade

Bacharelado

Carga Horária

3840 horas

Turno

Diurno

Integralização

Entre 5 a 7 anos

Última atualização em Ter, 26 de Setembro de 2017 16:55
 
Página 1 de 2