• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Observatório Cultural de Diamantina - 2012-2014 (registros Proexc/UFVJM e Proext/MEC/SISu)

 

Resumo: O projeto foi inicialmente pensado com o objetivo de desenvolver mapeamentos de processos e equipamentos culturais no município de Diamantina, MG, gerando a ampliação do conhecimento e sua devida difusão como suportes ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, de políticas públicas e de ações dentro do mercado da economia de cultura. Simultaneamente, foi concebido como uma aposta para a difusão entre os alunos dos cursos de Turismo e Bacharelado em Humanidades de metodologias de mapeamento cultural/patrimonial. Neste sentido, foram realizados o mapeamento da Feira do Mercado Velho (2012-2013), do saber garimpeiro (não finalizado) e da Festa do Rosário (ano 2012). Além destes, foram realizados os registros de Conferência Municipal de Cultura, do Fórum Municipal de Cultura (2012), do 2º Encontro de Comunidades Quilombolas em Inhaí (2012) e do Encontro de Tamborzeiros do Vale em Diamantina (2014 - registros feitos em parceria com a então Secretaria de Cultura do município). Contribuímos ainda com o registro do evento IV Fórum de Diálogo Saúde e Cultura (2014), coordenado pela professora Silvia Paes (DCB), realizado na UFVJM, e com a participação de comunidades quilombolas dos municípios de Serro e Diamantina. Tais eventos e manifestações constituíram um breve acervo ao projeto que tinha como objetivo a difusão de informações culturais do município através de uma plataforma online, em parceria com o sistema de informação (em stand-by).

Alunos envolvidos: Geniny Andrade. (Bacharelado em Humanidades/Turismo) – bolsista; Mariana Alves. (Bacharelado em Humanidades/Turismo) – bolsista ; Nayane Gonçalves. (Bacharelado em Humanidades/ Turismo) – bolsista

Financiamento: Ministério da Educação - Auxílio financeiro (2012) / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Bolsa (2011).

Data de início: 2011

Data de término: 2014