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Aplicativos para smartphones no turismo e marketing digital: um estudo de caso comparativo entre destinos mineiros

 

Resumo: O turismo é uma atividade socioeconômica marcante na sociedade contemporânea e cada vez mais influenciada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que por sua vez vem transformando também a forma como o marketing é realizado. Nesse contexto, o projeto de pesquisa de iniciação científica se propôs a comparar os aplicativos (apps) para smartphones desenvolvidos para os destinos turísticos mineiros, Diamantina e Ouro Preto, e sua relação com o marketing digital; buscando não só a análise dos apps a partir do turismo, bem como, as ferramentas apresentadas por esses no âmbito do marketing digital. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, com parte descritiva e finalidade de avaliação, realizada em três etapas. Primeiro uma pesquisa bibliográfica em 17 revistas científicas de turismo, além da biblioteca da UFVJM, cujos resultados foram a construção do referencial teórico acerca de turismo, marketing, marketing digital, tecnologia e aplicativos para smartphones. A segunda etapa apresentou os destinos e descreveu a situação atual dos mesmos em relação aos apps, e levantou os principais aplicativos encontrados nas plataformas disponíveis, sendo 3 para o destino Ouro Preto (Ouro Preto APP, Ouro Preto 360 e Cachoeiras Estrada Real) e 2 localizados para Diamantina (Cachoeiras Estrada Real e Guia Ache Aqui Diamantina). Por fim, foi realizada a análise dos aplicativos, verificando funcionalidades a partir de testes, descrevendo-os acerca do conteúdo de turismo e serviços encontrados, além de sinalizar as principais ferramentas de marketing digital identificadas em cada aplicativo. Como resultados da pesquisa visualizaram-se quais os aplicativos mais completos, do ponto de vista do turismo e do marketing digital. Assim, foi constatado que a maioria dos aplicativos utiliza alguma ferramenta apontada como tendência no âmbito do marketing digital, mas nenhum faz uso de toda a potencialidade dos mesmos. Do ponto de vista do turismo, considerando às devidas especificidades de cada aplicativo, uns são mais fracos em relação às informações oferecidas aos turistas e outros são mais completos. Além disso, nenhum deles oferece conteúdo off-line, o que prejudica a experiência de acesso à informação com mobilidade dos turistas. Outra possibilidade que se identificou para investigações futuras é compreender a percepção acerca dos aplicativos por parte dos empreendimentos.

Coordenação: Juliana Medaglia Silveira

Vice coordenação: Izabel Cristina Carvalho de Oliveira

Colaboradores: Não se aplica

Alunos envolvidos: Eberton da Costa Siqueira;

Financiamento: Fapemig

Data de início: 01/03/2018

Data de término: 28/02/2019

Última atualização em Ter, 21 de Janeiro de 2020 14:41