• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes (NELAS/ UFVJM/ CNPQ)

 

Resumo: Líder do Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes (NELAS), grupo de pesquisa da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri registrado desde 2013 no CNPq, que nasce investido de uma pulsão pela criação de espaços pautados pela quebra de modos patriarcais de se viver pesquisa, extensão e trocas de saberes. Com oito linhas de pesquisa**, possui como princípios o exercício constante de relações mais cuidadosas e afetivas no campo intra e extra acadêmico e o investimento na produção, transmissão e acolhimento de saberes pluriepstêmicos. Preocupa-se em desenvolver ações, sempre com importantes parcerias, com foco em políticas de democratização e descolonização dos espaços e organização universitários.

**Linhas de Pesquisa: Complexidade e Saberes Tradicionais; Performance e Práticas Corporificadas na América Latina; Feminismos: gênero, raça, classe e resistências; Pós-Colonialismos e Educação; Sábios, Saborosos e Sagrados Saberes; Vale do Jequitinhonha: cultura, arte e memória; Juventude, sociabilidade, lutas sociais e arte educação; Literatura e interfaces artísticas e culturais. (mais info: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Coordenação: Professoras Ana Flávia Andrade de Figueiredo, Juliana Leal, Vanessa Juliana

Alunos do Curso de Turismo envolvidos (mais discentes podem ser contactados via página do CNPq): Elizabete de Cássia Souza Brito, Breno Santos, Beatriz Pimentel

Financiamento: sem financiamento

Data de início: 2013

Data de término: contínuo