• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Curso de Graduação em Matemática

Modalidade: Licenciatura

N° de Vagas: 30/semestre

Habilitação: Licenciado em Matemática

Turno: Noturno

Autorização de Funcionamento: Portaria UFVJM nº 120, de 22/02/07.

Formas de Ingresso: Seleção Unificada - SiSUENEM

O Curso de Matemática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criado no ano de 2006, é ministrado no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. O curso de Licenciatura Plena  objetiva formar professores da Educação Básica preparados para responder positivamente às demandas educacionais da sociedade. Preocupa-se em garantir ao egresso o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão, o entendimento de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação dos preconceitos.

Perfil do profissional

O profissional deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico-científico dos estudos relacionados com a formação específica, peculiar ao curso, além do domínio da questão pedagógica. O egresso deve desenvolver o pensamento crítico para compreender a realidade e nela intervir positivamente, utilizando práticas educativas que observem a diversidade social, cultural e intelectual dos alunos, e contribuam para a justificação e aprimoramento do papel social da escola, assim como para formação e consolidação da cidadania.

Mercado de trabalho

O profissional pode trabalhar com análise, seleção e produção de materiais didáticos; trabalhar em equipes multidisciplinares; estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático e realizar estudos de pós-graduação.

 

Página da Unidade Acadêmica FACSAE

Última atualização em Ter, 30 de Maio de 2023 08:56