• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Curso de Graduação em Agronomia

O curso de Agronomia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), iniciado em 2002, está intimamente ligado à produção de alimentos, sejam estes de origem vegetal ou animal. O curso funciona em Diamantina - MG e tem como plano de trabalho orientar o aluno para a produção, conservação, transformação e inserção do alimento no mercado agrícola, cuidando do aproveitamento racional e sustentado dos recursos naturais e renováveis.

Perfil do profissional

O engenheiro agrônomo formado pela UFVJM apresenta o perfil de um profissional com sólida formação técnica e científica que lhe permita uma visão geral da atuação profissional e com competência para absorver e desenvolver tecnologias apropriadas a cada realidade socioeconômica, preocupando-se com os aspectos sociais e de sustentabilidade dentro dos princípios éticos e morais.

Mercado de trabalho

O campo de atuação do engenheiro agrônomo é vasto, face à amplitude de sua formação e à extensão das fronteiras agrícolas que o nosso país oferece. Além de atuar diretamente junto aos produtores rurais, ele poderá trabalhar em empresas e órgãos públicos ligados à pesquisa e extensão, empresas ligadas à transformação e comercialização de produtos agropecuários, empresas relacionadas com a produção e venda de insumos agrícolas e em setores ligados às cadeias produtivas agrícolas.

 

 

 

Identificação do Curso

Denominação: Curso de Graduação em Agronomia

Modalidade: Bacharelado

Titulação: Engenheiro Agrônomo

Regime de matrícula: Semestral

Número de Vagas: 25 vagas/semestre

Turno: Diurno

Tempo de Integralização: mínimo - 5 anos / máximo - 7,5 anos

Carga Horária total: 3.675 horas

Ato de Autorização de Funcionamento: Portaria MEC nº 1304, de 4 de julho de 2001

Ato de Reconhecimento: Portaria SESu nº 531, de 25 de agosto de 2006

 

Links de interesse:

 

- Atividades Complementares

- Estágio Curricular Supervisionado

- Estruturas Curriculares

- Formas de Ingresso

- Projeto Pedagógico

- Regulamento dos Cursos de Graduação

- Trabalho de Conclusão de Curso

Última atualização em Seg, 04 de Junho de 2012 15:07