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Projetos Profª Juliana

1- Título do Projeto:

Aplicativos para smartphones no turismo e marketing on line: um estudo de caso comparativo de destinos mineiros

Resumo:

Com o avanço das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), tornam-se cada vez mais amplos e diversos os meios para acessar qualquer tipo de informação em tempo real, provocando mudanças significativas no cotidiano das pessoas, o que inclui os turistas e as sociedades nas quais a atividade se desenvolve. Conforme o desenvolvimento dos aparelhos de smartphones e outras tecnologias móveis, assim como o aumento do poder de compra dos consumidores, tornou-se cada vez mais comum a aquisição dos mesmos, promovendo o aumento da utilização de aplicativos, que são desenvolvidos especificamente para esse mercado com as mais variadas finalidades, revolucionando também a forma como se aplica o marketing (KOTLER et al, 2010). Diante do contexto apresentado, o projeto pretende comparar os aplicativos para smartphones desenvolvidos para o turismo dos destinos mineiros, Diamantina e Ouro Preto, e sua relação com o marketing on line.

Alunos envolvidos:

Graduação: (1)

Integrantes:

Juliana Medaglia - coordenadora / Izabel Cristina Carvalho Oliveira - vice coordenadora / Eberton da Costa Siqueira - Integrante

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) - Bolsa.

 

2- Título do Projeto:

Atual Influências das características das cidades sobre o comportamento de consumo de viagens de turismo de lazer

Resumo:

Compreender o comportamento do consumidor de viagens turísticas de lazer pode contribuir para o planejamento público e privado da atividade, favorecendo a ampliação dos benefícios gerados, a diminuição dos impactos negativos, a eficiência na alocação de recursos produtivos e a satisfação dos viajantes. O comportamento do consumidor é influenciado por inúmeras variáveis, incluindo aquelas relacionadas com o seu local de residência. Contudo, a literatura sobre diferenças regionais ou entre cidades é bastante escassa. Em razão de sua enorme diversidade, o Brasil oferece oportunidades destacadas para análise desses determinantes da demanda turística. Assim sendo, o presente projeto visa analisar a influência das características das cidades sobre o comportamento de consumo de viagens turísticas de lazer de seus residentes. Em particular, o trabalho deverá enfocar as diferenças demográficas, econômicas e infraestruturais de seis cidades selecionadas para levantamento de dados empíricos: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Indaiatuba (SP), Parnaíba (PI), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP). Quanto ao comportamento do consumidor de turismo, serão estudadas nove variáveis, a saber: frequência de viagens a lazer, tipo de destinos turísticos visitados, distância dos destinos turísticos visitados, época do ano de realização de viagens a lazer, duração das viagens a lazer, meios de comunicação utilizados para obter informações sobre destinos e serviços turísticos, canais de distribuição utilizados para adquirir serviços turísticos, fatores limitantes da realização de viagens a lazer e opiniões e valores sobre o consumo de viagens a lazer..

Situação:

Em andamento

Integrantes:

Juliana Medaglia Silveira - Integrante / Carlos Eduardo Silveira - Integrante / Heros Augusto Santos Lobo - Integrante / André Riani Costa Perinotto - Integrante / Glauber

Eduardo de Oliveira Santos - Coordenador / luiz eduardo Panosset Travassos - Integrante / telma darn – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Auxílio financeiro.

 

3- Título do Projeto:

Análise das Motivações da Demanda Turística por Destinos Indutores do Turismo (MTur) Localizados em Áreas com Severas Limitações de Acesso

Resumo:

As políticas públicas de turismo no Brasil têm se esmerado em formular propostas para a ampliação do fluxo de visitação nos destinos, tomando por base, sobretudo, as suas características enquanto oferta. Como fruto desta linha de atuação, foram delimitados 65 destinos indutores do turismo no país, pelo Ministério do Turismo. No entanto, tais destinos são altamente heterogêneos, sobretudo no que diz respeito à demanda e às condições de acesso. Estas variáveis foram destacadas para uma análise em detalhe, tomando por base três destinos cujo acesso é severamente limitado: Diamantina-MG, Parnaíba-PI e Lençóis-BA. O ponto em comum destes destinos, além de serem integrantes da lista de 65 destinos indutores, é a sua destacada oferta, com elementos naturais e culturais em abundância, e serviços que permitem ao turista o acesso à tais atrativos. Diante deste cenário, o presente projeto prevê a realização de estudos para: a) a categorização da oferta destes destinos; e b) a análise da demanda atual destes destinos, por meio de métodos quantitativos e qualitativos. Espera-se obter, como resultados, a caracterização da demanda dos destinos selecionados, contribuições para as políticas públicas de estímulo ao turismo e o desenvolvimento de um processo de análise replicável para outros destinos, permitindo a futura ampliação dos estudos propostos..

Situação:

Concluído

Alunos envolvidos:

Graduação: (3)

Integrantes:

Juliana Medaglia Silveira - Integrante / Carlos Eduardo Silveira(UFPR) - Integrante / Heros Augusto Santos Lobo (UFSCar) -

Coordenador / André Riani Costa Perinotto (UFPI) - Integrante / Glauber Eduardo de Oliveira Santos(USP) - Integrante / Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse(UAM) - Integrante / Thiago Allis(USP) - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (CNPq) - Auxílio financeiro.

 

4- Título do Projeto:

O perfil da demanda turística da cidade de Diamantina e sua relação com a segmentação de mercados

Resumo:

O projeto consistiu em estudar a bibliografia acerca da segmentação de mercado em turismo e, a partir da teoria levantada, realizar a análise das edições 2009 1 e 2, 2010 1 e 2, 2011-1 da Pesquisa de Demanda Turística Real de Diamantina e Região, identificar o segmento de mercado principal do destino turístico Diamantina, com vias a indicar estratégias de marketing que forneçam alternativas ao desenvolvimento turístico local.

Alunos envolvidos:

Graduação: (1)

Integrantes:

Juliana Medaglia Silveira - Coordenador / Carlos Eduardo Silveira - Integrante / Karla Rodrigues Maynart - integrante

Financiador(es):

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 2

 

5- Título do Projeto:

Visões Qualitativas Dos Atores da Vesperata

Resumo:

Diante do amadurecimento do desenvolvimento turístico da cidade de Diamantina, faz-se necessária a profissionalização do principal produto turístico da cidade: o evento musical conhecido como Vesperata, que acontece quinzenalmente, de março a outubro, em espaço público e por meio de ações tanto da iniciativa privada quanto entidades públicas. Para tanto, este projeto de pesquisa propõem a construção de uma visão qualitativa e holística da Vesperata a partir das percepções dos atores envolvidos no evento a fim de diagnosticar a situação atual desse produto turístico.

Situação:

Concluído

Alunos envolvidos:

Graduação: (2)

Integrantes:

Juliana Medaglia Silveira - Coordenador / Carlos Eduardo Silveira - Integrante / Maria de Lourdes Santos Ferreira - Integrante

Financiador: SECTUR - Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações:

 

6- Título do Projeto:

O perfil da demanda turística da cidade de Diamantina e sua relação com o marketing de destino

Resumo:

o projeto consistiu em, por um lado identificar as pesquisas de demanda já realizadas em Diamantina e, de outro a teoria acerca de demanda real no âmbito do marketing de destinos. Nesse sentido, comclui-se que Diamantina não contava com informações acerca de sua demanda real capazes de subsidiar um plano de marketing de destino efetivo.

Situação:

Concluído

Alunos envolvidos:

Graduação: (1)

Integrantes:

Juliana Medaglia - Coordenador / Viviane Cristina de Paula - Integrante

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) - Bolsa.

 

7- Título do Projeto:

Conhecer para Respeitar

Resumo:

Projeto de Extensão com objetivo de sensibilizar os alunos, em especial os calouros da UFVJM acerca do patrimônio cultural de Diamantina, melhorando a relação entre a Universidade e comunidade local e gerando alunos-cidadãos conscientes. Aprovado no Edital 002-2009 PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão) da PROEXC/ UFVJM..

Situação:

Concluído

Alunos envolvidos:

Graduação: (12)

Integrantes:

Juliana Medaglia Silveira - Coordenador / Carlos Eduardo Silveira - Integrante.

Financiador(es):

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX/UFVJM

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

 

8- Título do Projeto:

Cooperación Internacional en Turismo - Universidad de Girona, España - PUCMINAS

Resumo:

Intercâmbio metodológico com a Universidad de Girona, Espanha na formatação de um página web gratuita para a região da Estrada Real, MG.

Situação:

Concluído

Alunos envolvidos:

Graduação: (2)

Integrantes:

Juliana Medaglia Silveira - Integrante / Carlos Eduardo Silveira - Integrante / Fernanda de Alencar Machado Albuquerque - Integrante / Orlanda Mabel Cordini - coordenadora.

Financiador(es): Agencia Española de Cooperación Internacional AECID - Cooperação.

 

8- Título do Projeto:

Marketing turístico, comportamento do consumidor no turismo e Mídias sociais: um estudo exploratório

Coordenadora: Juliana Medaglia

Vice-coordenadora: Izabel Oliveira

Participante: Jéfferson Vieira de Andrade

Estágio: em andamento

Início:01/08/2018

Término:31/07/2019

Última atualização em Sex, 16 de Agosto de 2019 18:38