• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Projetos Prof. Guilherme

Projetos

1- Título do Projeto:

Análise espacial da oferta turística do Circuito dos Diamantes: subsídio ao planejamento do turismo

Resumo:

Com vistas a contribuir para o planejamento do turismo do Circuito dos Diamantes, o presente projeto tem por objetivo efetuar análises espaciais da oferta turística dessa região. Com base em um Sistema de Informação Geográfica, pretende-se obter um ganho de conhecimento em relação ao inventário turístico fazendo análises espaciais de densidade e distribuição dos serviços e atrativos turísticos por meio do software ArcGIS. O padrão de localização dos serviços e atrativos turísticos será caracterizado por meio da análise de multicritérios por data mining..

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Alunos de graduação envolvidos:

Laís Murta Alves Maia / Jefferson Vieira de Ataide.

Data de início: 11/2017

Data de término: 10/2018

 

2- Título do Projeto:

Acessibilidade em meios de hospedagem para surdos e deficientes visual e auditivo: uma análise da oferta de Diamantina-MG.

Resumo:

O presente trabalho pretende investigar quais adaptações os meios de hospedagem de Diamantina-MG possuem para receber os deficientes visuais, auditivos e surdos, e quais os serviços diferenciados são ofertados a esse público. Assim, será verificado in loco as adaptações relacionadas aos serviços ofertados, incluindo ambientes (unidade habitacional, recepção, garagem, refeitório, etc.) e plataformas (website, aplicativos, etc.), de modo a identificar se atendem as normas, como a NBR 9050 (ABNT, 2015), e a legislação vigente que ampara os deficientes em questão. Como objetivo secundário, pesquisaremos o nível de conhecimento por parte dos gestores dos meios de hospedagem em relação às necessidades dos deficientes visuais, auditivos e surdos. As informações desta pesquisa serão cadastradas no aplicativo do Ministério do Turismo GUIA TURISMO ACESSÍVEL Um Brasil onde todos podem viajar. Este projeto em questão é de grande importância para o turismo em Diamantina, com vistas a ampliar a democratização da cultura..

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Vice-Coordenadora:

Raquel Schwenck de Mello Viana

Alunos de graduação envolvidos:

Renata Fernandes Dias Coelho / Katrine Souza Silva.

Data de início: 12/2017

Data de término: 05/2018

 

3- Título do Projeto:

Em busca da sustentabilidade no turismo: modelo de utilidade para análise de viabilidade de geração de energia fotovoltaica em meios de hospedagem em Diamantina-MG

Resumo:

Alinhando as necessidades de atender a demanda cada vez maior de energia elétrica de forma limpa e sustentável, reduzindo a dependência de energia de outras fontes impactantes, e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Alto Vale do Jequitinhonha, através da redução dos custos de manutenção dos meios de hospedagem, propõe-se um modelo de utilidade capaz de analisar, de maneira simplificada e acessível, a viabilidade de implantação de sistemas fotovoltaicos em meios de hospedagens da sede do município de Diamantina-MG. Trata-se de uma proposta inovadora, pois é um modelo pioneiro para os meios de hospedagem do Brasil e, em particular, para o setor turístico de Diamantina. Tal modelo poderá servir como forma de desenvolver políticas sustentáveis e econômicas no setor do turismo, um do principais pilares econômicos do município, e, possivelmente, como base de cálculo para outros municípios com características análogas..

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Professores Pesquisadores:

Helga Silva Espigão e Hugo Rodrigues de Araújo

Alunos de graduação envolvidos:

Ellen Nishimoto - Bolsista

Data de início: 08/2016

Data de término: 07/2017

 

4- Título do Projeto:

Diagnóstico preliminar do Turismo na Serra dos Cristais, Diamantina-MG

Resumo:

A Serra dos Cristais emoldura a cidade de Diamantina-MG, reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, sendo de extrema importância para o turismo regional. A Serra abriga diversos atrativos, como o caminho dos escravos e o mirante do cruzeiro da serra, além de apresentar grande relevância ambiental devido às suas diversas nascentes e à fauna e flora típicas do cerrado e dos campos de altitude. Não obstante, o dossiê de tombamento do conjunto paisagístico da Serra dos Cristais, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), pouco contemplou os aspectos turísticos do local. O presente trabalho visa fazer uma pesquisa exploratória sobre a Serra dos Cristais com a proposta de realizar um diagnóstico preliminar do turismo. Assim, pretende-se identificar e mapear os principais atrativos, potencialidades, ameaças e serviços existentes no local, de maneira a subsidiar propostas de intervenção..

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Alunos de graduação envolvidos:

Marcus Vinícius Moreira.

Data de início: 06/2016 Data de término: 05/2017

 

5- Título do Projeto:

Os lugares topofílicos de Diamantina-MG na perspectiva de residentes e turistas: uma abordagem complementar ao viés morfológico-funcional da Geografia Urbana

Resumo:

Tendo em vista a importância de se estudar o fenômeno urbano além da morfologia e da dinâmica de funcionamento das aglomerações humanas, este trabalho propõe incluir as percepções e representações que os indivíduos possuem sobre a cidade objeto deste estudo, Diamantina-MG. A identificação, por meio de entrevistas com residentes e turistas, dos lugares topofílicos de Diamantina possibilitará discernir as possíveis diferenças de valoração da cidade, enaltecendo as prováveis diferenciações internas dos dois grupos, segundo suas principais características socioeconômicas. Em um segundo momento trabalho, pretende-se, por meio da caracterização dos lugares mais referenciados pelos entrevistados, estabelecer as possíveis relações de causalidade entre os atributos descritos pela abordagem morfológico-funcional da Geografia Urbana, desenvolvida anteriormente pelo autor em outras pesquisas, e o elo afetivo que turistas e residentes mantêm com a cidade..

Situação:

Concluído

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1)

Coordenador:

Douglas Sathler dos Reis

Vice-Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Alunos de graduação envolvidos:

Maira Cristina de Oliveira Lima

Data de início: 04/2014

Data de término: 03/2015

 

6- Título do Projeto:

Análise da Oferta Turística da APA - Estadual das Águas Vertentes

Resumo:

O presente projeto consiste no planejamento de ações para a realização de um estudo da oferta turística da turística da APA das Águas Vertentes, incluindo o levantamento e análise dos atrativos turísticos, dos equipamentos e serviços turísticos e da infraestrutura disponível para o desenvolvimento do turismo. Assim, pretende-se ainda produzir material pertinente à complementação do Plano de Manejo da UC; identificar e contextualizar o potencial turístico da APA, por meio da atualização e elaboração de Inventários Turísticos; apontar ações e projetos a serem implementados visando o ordenamento do turismo na área; e contribuir com a gestão da Unidade de Conservação. Para tanto, estão sendo realizadas as seguintes etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica; pesquisa de gabinete; trabalhos de campo para a elaboração do Inventário da Oferta Turística; análise e processamento das informações; elaboração de mapa turístico da APA. Assim, será possível criar subsídios para que o planejamento turístico da APA seja realizado, podendo contribuir para que o turismo se configure como importante fonte de renda para várias comunidades presentes na APA e, ainda, possibilitar uma rica experiência acadêmica aos alunos envolvidos no projeto.

Coordenadora:

Raquel Faria Scalco

Vice-Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Professores Pesquisadores:

Daniella Eloi de Souza

Alunos de graduação envolvidos:

Paulo Victor Ferreira de Aguiar ; Maíra Cristina de Oliveira Lima (bolsista), Maria Lúcia Santos Fernandes; Kátia do Amaral Silva ; Carlos Henrique Evangelista; Rafael Américo Ayres; Daniel Vieira

Início: 04/2013

Término: 04/2014

 

7 - Título do Projeto:

Evolução da morfologia funcional urbana de Diamantina - MG e o papel desempenhado pelo turismo: uma proposta metodológica

Resumo:

A pesquisa tem por objetivo a analisar a evolução urbana de diamantina, caracterizando a sua morfologia e estrutura funcional, na tentativa de discernir o papel do turismo neste processo. A generalização das etapas do estudo serão realizadas com a finalidade de propor um roteiro metodológico para o estudo do turismo. O trabalho compreende a interpretação de imagens de sensores remotos, desde a década de 1960 aos dias atuais, e a composição de um banco de dados georreferenciado, dos principais atrativos e serviços turísticos localizados no centro urbano, à partir do inventário turístico municipal.

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Alunos de graduação envolvidos:

Maira Cristina de Oliveira Lima, Ataliane Pereira dos Santos e Manuel Dimitri de Almeida Gomes

Data de início: 03/2013

Data de término: 02/2014

 

8 - Título do Projeto:

A rede urbana de Diamantina - MG: caracterização do seu espaço de relações externas e o papel desempenhado pelo turismo

Resumo:

Este trabalho propõe o estudo do espaço de relações externas de Diamantina, em suas diferentes intensidades, de modo a compreender o espaço que este município polariza e distinguir o papel que o turismo possui dentro do mesmo. A caracterização do espaço de relações externas envolve a coleta e a sistematização de dados das principais atividades e equipamentos existentes no núcleo urbano, que geram fluxos externos, e a classificação dos mesmos em uma matriz de relações.

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Alunos de graduação envolvidos:

Maria Lúcia Santos Fernandes, Ataliane Pereira dos Santos e Samuel de Freitas Pereira

Data de início: 10/2012

Data de término: 09/2013

 

9 - Título do Projeto:

Turismo com Ciência: canal com conteúdos informativos e educativos para o desenvolvimento turístico

Resumo:

Por meio de linguagem acessível e plataformas de comunicação (canal do youtube, redes sociais e rádio) pretende-se elaborar conteúdos informativos e educativos de livre acesso para promover o desenvolvimento do turismo, visando aprimorar a qualidade dos serviços e melhorar a experiência dos turistas. A criação do canal “Turismo consCiência” e a utilização de plataformas sociais visam estabelecer uma ponte de mão dupla entre comunidade externa e universidade. A comunidade externa, por meio de comentários e respostas, poderá interagir com o conteúdo veiculado, fazendo perguntas, críticas e sugestões. Trata-se de um espaço que permitirá a troca de saberes, tendo em vista que futuros vídeos serão elaborados para atender demandas e anseios demonstrados pelo público participante, assim como entrevistas poderão ser realizadas com atores do trade que irão expor suas experiências bem sucedidas. Os resultados das pesquisas acadêmicas serão traduzidos para um formato acessível, contribuindo para a efetiva difusão dos saberes. O projeto tem como ênfase o Alto Vale do Jequitinhonha e o Circuito Turístico dos Diamantes, embora não se resume a esta região, tendo em vista que os conteúdos educativos têm potencial de alcance irrestrito.

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Alunos de graduação envolvidos:

Cassiano Nascimento Ramos

Data de início: 26/03/2019

Data de término: 31/01/2020

 

10 - Título do Projeto:

A culinária da região de Diamantina-MG como produto turístico: comparação dos hábitos alimentares do século XIX com a culinária típica dos povoados e distritos

Resumo:

A alimentação ultrapassa a simples ingestão de calorias essenciais para o funcionamento do corpo humano, constituindo-se em uma prática cultural complexa construída a partir do pensamento simbólico de um grupo social. No presente trabalho, questiona-se se os elementos típicos dos hábitos alimentares do século XIX em Diamantina-MG se mantêm nos dias atuais e como tal conhecimento pode enriquecer produtos turísticos. Para responder, será feita uma comparação dos ingredientes característicos de Diamantina presente nos hábitos alimentares do referido período com aqueles utilizados nas receitas típicas dos dias atuais. A pesquisa será fundamentada em bibliografias de memorialistas do século XIX. Outra importante fonte de informações a ser consultada serão bibliografias dos relatos históricos de viajantes naturalistas e viajantes estrangeiros que passaram pela região de Diamantina, além de algumas bibliografias de historiadores que fizeram pesquisas relacionadas à culinária do século XIX em Minas Gerais. A identificação dos ingredientes característicos da região utilizados nos dias atuais será baseada, dentre outras bibliografias, nos livros de receitas típicas pertencente à coleção Ambiente Gastronômico do Vale.

Coordenador:

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão

Vice-Coordenadora:

Cynthia Regina Fonte Boa

Alunos de graduação envolvidos:

Elizabete de Cássia Souza Brito

Data de início: 26/03/2019

Data de término: 31/07/2020

 

 

Última atualização em Sex, 16 de Agosto de 2019 19:29