• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Projetos Prof. Alan

1- Título do Projeto:

Turismo de Assombrações e Visagens: uma proposta de folkcomunicação para a proteção do patrimônio histórico e ambiental de Diamantina - MG.

Resumo:

Esta investigação pretende explorar a apropriação turística das histórias de assombrações e visagens como uma possibilidade folkcomunicacional para a proteção e o desenvolvimento sustentável do patrimônio histórico e ambiental. Para isso, tomando como referência a cidade de Diamantina-MG, pretende-se fazer um levantamento das histórias de assombrações e visagens que estão relacionadas a bens históricos e naturais patrimonializados e protegidos, bem como analisar histórica e sociologicamente as narrativas dessas histórias, a fim de identificar possíveis elementos da cultura tradicional que possam ser ressignificados para a proteção patrimonial. O marco temporal da pesquisa abrange o período que vai do final do século XIX até a contemporaneidade. A expectativa é que o material coletado e analisado, eventualmente, possa ser utilizado, em âmbito local, para a confecção de roteiros turísticos de assombrações e visagens, para aplicativos de visitação a museus, sítios históricos e parques, entre outos exemplos.

Coordenador: Alan Faber do Nascimento

Vice Coordenadora: Meirelle Aiane Almeida Loredo

Pesquisadores participantes: Marcos Lobato Martins

Alunos da graduação envolvidos:

Emiliano Jeronimo Dias
Jessica de Souza Oliveira
Maira Albino de Oliveira
Marco Tulio Araújo
Cassiano Ramos
​Amanda Azevedo
Zélia Pereira

Inicio: 19/02/2019

Termino: 19/02/2021

 

2 - Título do Projeto:

A EXPLORAÇÃO DA IMAGEM DA MULHER BRASILEIRA NOS ANÚNCIOS TURÍSTICOS: a função ideológica da EMBRATUR e seu papel na construção de um mercado de bens e serviços simbólicos

Resumo:

 

O objetivo deste projeto é analisar o processo de exploração da imagem da mulher brasileira com base no papel desenvolvido pela EMBRATUR, de modo a investigar como os discursos produzidos pela instituição podem ter contribuído tanto para criar uma ideologia que neutralizasse os ataques políticos à ditadura militar quanto para estruturar um mercado de bens e serviços simbólicos. A hipótese é que a divulgação do “Brasil destino”, por meio de uma sistemática exploração imagética, se vincula a necessidades dialeticamente combinadas tanto em nível político quanto econômico-estrutural, porquanto, ao fetichizar a mulher brasileira, o governo militar não só resolvia os impasses políticos e ideológicos instaurados pelo regime quanto criava condições para o desenvolvimento da indústria cultural no Brasil. Para isso, busca-se identificar possíveis mudanças na conduta das ações da EMBRATUR no tocante à exploração da imagem da mulher, tomando como referência os períodos de 1966 a 1968 (início do regime militar); 1968 a 1974 (período considerado pela historiografia como o de maior repressão); e 1974 a 1985 (período marcado pela transição ao regime democrático), bem como analisar o crescimento dos fluxos turísticos receptivos no Brasil (nacional e internacional) durante os três períodos do regime militar assinalados, de forma a estabelecer correlações entre o aumento da repressão, a divulgação de imagens estereotipadas e o crescimento do setor.

Coordenador:

Alan Faber do Nascimento

Alunos da Graduação Envolvidos

Mariana da Conceicao Alves

Thamiris de Oliveira Freitas

Adeline Isis Rodrigues

Pedro Henrique Fernandes

Tiago Henrique Costa

Joao Pedro Soares

Aline Cristina da Silva

Leticia Derigo

Data de início: 08/07/2015

Data de Termino: 31/07/2016

3 - Título do Projeto:

AS VESPERATAS COMO UM PRODUTO TURÍSTICO: uma proposta de análise de sua pauta musical

Resumo:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo problematizar as análises que buscam explorar a relação entre turismo e tradição musical diamantinense em termos de descaracterização ou hibridismo cultural. Para isso, tomando como referência a construção das pautas musicais das vesperatas executadas de 1997 a 2014, procura-se demonstrar  teórica e empiricamente como se efetua a criação de um produto turístico no qual a referência ao passado é somente uma forma sígnica utilizada para tornar “legível” uma determinada mercadoria lançada ao público consumidor.

Coordenador: Alan Faber do Nascimento

Alunos envolvidos na graduação:

Mariana da Conceição Alves

Inicio: 22/02/2014

Termino: 28/02/2015

4 - Título do Projeto:

Tradições Musicais de Diamantina: contradições de sua apropriação turística

Resumo:

Este projeto de pesquisa, tomando como referência o município mineiro de Diamantina, objetiva analisar a relação entre turismo e tradição musical diamantinense segundo uma perspectiva crítica de análise, metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético. Mais precisamente, busca situar histórica e socialmente a formação da musicalidade diamantinense no interior da economia colonial áureo-diamantífera, bem como analisar as implicações da apropriação dessa tradição pelo turismo.

Coordenador: Alan Faber do Nascimento

Alunos Envolvidos na graduação:

Mariana da Conceicao Alves

Inicio: 27/01/2013

Termino: 28/02/2014