• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Engenharia Química

Engenharia Química


A Engenharia Química está relacionada ao estudo, desenvolvimento e supervisão de processos industriais, empregando conceitos de transformações físico-químicas para obter produtos de interesse industrial a partir de diferentes matérias-primas. O projeto e operação das plantas industriais, bem como o desenvolvimento de novos produtos, são atribuições do Engenheiro Químico, utilizando conceitos de Física, Química, Matemática e Biologia, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais, para projetar e gerenciar indústrias de insumos ou produtos acabados, úteis para a sociedade.


PERFIL DO PROFISSIONAL

Com formação abrangente, porém aprofundada, o Engenheiro Químico deve ter uma visão abrangente e alta capacidade crítica e criativa em frente aos novos problemas e tecnologia, com capacidade e desenvolver a efetiva comunicação e trabalho em equipes multidisciplinares, sempre com consciência das implicações sociais, ecológicas e éticas envolvidas em suas decisões. Otimizar processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias, analisar a viabilidade econômica e segurança dos processos, desenvolver tecnologias limpas, são algumas tarefas destinadas ao Engenheiro Químico.


MERCADO DE TRABALHO

Para o engenheiro químico as atividades se aplicam no setor industrial, com alimentos, cosméticos, biotecnologia, nanotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, químico e petroquímico, têxtil, de combustíveis, processamento de minérios; nos setores nuclear, automobilístico, de polímeros, de meio ambiente e tratamento de águas e rejeitos industriais; nas áreas administrativa e comercial; como engenheiro de processo, de pesquisa e de desenvolvimento; em instituições de pesquisa, em consultorias e no magistério superior.


ENGENHARIA QUÍMICA NA UFVJM

O curso de Engenharia Química da UFVJM é estruturado em dois ciclos: o primeiro corresponde à formação básica, através do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração de três anos e o segundo ciclo está dedicado à formação específica da área de Engenharia Química, totalizando dois anos. O curso de Engenharia Química tem como principais características formar um profissional dentro da multidisciplinaridade, com pensamento crítico e uma sólida formação científica, capaz de aplicar seus conhecimentos básicos e solucionar problemas da área.

 

Modalidade

Bacharelado

Carga Horária

3840 horas

Turno

Diurno

Integralização

Entre 5 a 7 anos

Última atualização em Ter, 26 de Setembro de 2017 16:55