• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Geografia

Licenciatura em Geografia

 

Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura

Conceito da profissão
O profissional da educação na área de Geografia (o geógrafo-professor) tem atribuições para atuar em diferentes espaços e temáticas que envolvam o campo da educação e da geografia (gestão escolar, políticas públicas, docência, elaboração de projetos, desenvolvimento de atividades de formação etc.), sendo possível exercer sua profissão em espaços formais e não formais de ensino (em conformidade com as diretrizes do  Parecer CNE/CES nº 492/2001).


Perfil do profissional/ Mercado de Trabalho
O Licenciado em Geografia é habilitado ao trabalho em instituições educativas escolares e não escolares, como professor de Geografia. Além disso, tem competência para coordenar, mediar e participar de demais atividades que envolvem o amplo campo da educação e da Geografia. Sua formação ao longo do curso propõe experiências de ensino, pesquisa e extensão, de forma a fomentar a apropriação das ferramentas teóricas e metodológicas da Geografia para compreender, analisar e atuar na realidade, de forma crítica, emancipatória e de promoção da cidadania.

O curso de Geografia na UFVJM
O curso de Geografia funciona em Diamantina, no Campus JK, turno noturno e possui 35 vagas semestrais.  Possui um laboratório de Geografia, localizado na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Campus JK,  equipado com materiais próprios ao desenvolvimento das disciplinas. O curso de graduação em Geografia – Licenciatura participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, Sub-projeto Geografia desde 2011 e atualmente oferece atualmente 24 bolsas atuando em escolas públicas de Diamantina.

O curso possui espaço para desenvolvimento de práticas de ensino, denominado Espaço GAIA, Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais  (L@proce) e laboratórios de pesquisa em interface com extensão e ensino como: Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP); Estudos Urbanos e Regionais (LAUR),  Geoquímica Ambiental (LGA) e  Laboratório de População e Ambiente (LPA) coordenados por professores do curso de Geografia e, assim como projetos dos professores do curso, disponibilizam oportunidades de bolsa de pesquisa, de ensino e ou extensão aos estudantes.

Identificação do Curso:
A partir de 2018/2, com vigência de novo Projeto Pedagógico do Curso:
Grau: Licenciatura
Carga Horária: 3260 horas
Turno: Noturno
Vagas/período: 35 vagas/semestre
Modalidade: Presencial
Tempo de Integralização: mínimo 4 anos e máximo de 8 anos




Última atualização em Ter, 27 de Novembro de 2018 09:23