• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Curso de Bacharelado em Turismo

Bacharelado em Turismo

O curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criado em 2006, visa formar o Bacharel em Turismo, crítico e criativo, com conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos, com visão sistêmica dos cenários sociais, políticos, econômicos e culturais, apto a agregar conhecimentos multidisciplinares possibilitando as transformações necessárias no setor turístico regional e nacional.

As disciplinas oferecidas pelo Curso de Turismo perpassam diferentes áreas como: Geografia, Economia, História, Antropologia, Planejamento, Gestão de Empreendimentos Turísticos, Gastronomia, Meio Ambiente e Turismo, Filosofia do Turismo, História da Arte, Marketing, Turismo de Base Local, Gestão em Eventos, Patrimônio, entre outras.

O curso de Turismo da UFVJM é oferecido no período noturno e tem duração de 4 anos. Além das aulas o aluno participa de atividades extra-curriculares como: visitas técnicas a destinos turísticos, estágios nos setores do turismo, atividades de extensão, pesquisa, palestras e eventos.

Perfil do profissional

O Turismólogo deve ser um profissional apto a agregar conhecimentos multidisciplinares no setor turístico, com competência abrangente de análise, interpretação e correlações. Ele deverá ser um gestor e planejador, com visão sistêmica para visualizar adequadamente os cenários sociais, as turbulências políticas e econômicas, o ambiente de competição, as formas de mercado, as tendências culturais dos grupos e as transformações necessárias no setor turístico regional e nacional.

Espera-se que esse profissional tenha uma visão ampla dos cenários sociais, políticos, econômicos, culturais e que esteja pronto para propor transformações necessárias no setor turístico regional e nacional.

 

Mercado de Trabalho

Agências de viagens e operadoras de turismo; Consultoria Turística; Desenvolvimento de projetos turísticos; Empresas de eventos; Meios de hospedagens (hotéis, resorts, pousadas); Empresas de lazer e entretenimento (parques temáticos, centros de convenções, etc.); Planejamento turístico em empresas públicas ou privadas; Pesquisa; Transportadora turística (aéreas, ferroviárias, marítimas e rodoviárias); Empreendimentos turísticos diversos.

Formas de Ingresso no curso de Turismo da UFVJM

ENEM / SISU (Exame Nacional do Ensino Médio / Seleção Unificada) ou SASI (Seleção Seriada da UFVJM).

Última atualização em Qua, 19 de Fevereiro de 2014 15:57