Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Qua, 21 de Novembro de 2018 18:09

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO) da UFVJM foi recomendado pela CAPES, em nível de Mestrado, segundo ofício 63-12/2007/CTC/CAA/CAPES, em 26 de julho de 2007 e teve sua primeira turma de acadêmicos matriculada em março de 2008. O curso tem duração máxima de dois anos e as orientações são exercidas, atualmente, por quinze docentes permanentes (Orientadores), sendo onze servidores da UFVJM e quatro externos (UFV, UFSJ e UFMT), e quatro docentes colaboradores.

O PPGZOO procura dotar seus mestrandos da capacidade de exercer o magistério superior e pesquisas diversas no tocante à Zootecnia, além de capacitar estes acadêmicos à elaboração e desenvolvimento de projetos. O corpo discente é formado por alunos graduados em instituições nacionais ou estrangeiras observadas as exigências curriculares e selecionados mediante avaliações. E mantém salutares parcerias destacando-se, dentre outras, a CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG e também com outras instituições de ensino.

As entradas de Discentes (ingressos) são semestrais e para a titulação de Mestre em Zootecnia pela UFVJM o acadêmico deverá finalizar 24 créditos em disciplinas (obrigatórias e eletivas), bem como ser aprovado no exame de Dissertação.

Nível: Mestrado (Conceito 04 da CAPES)

Área de Concentração: Produção Animal

OBJETIVOS DO PROGRAMA:

a) Qualificar e preparar docentes, técnicos e profissionais de Zootecnia e áreas afins com o propósito de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, como enfoques principais a produção animal sustentável, segurança alimentar, bem-estar animal, responsabilidade social e ambiental.

b) Melhorar a qualidade dos cursos de Graduação, através da qualificação docente.

c) Auxiliar no atendimento da demanda regional, nacional e mundial da Produção Animal, através dos trabalhos de  Dissertação de Mestrado.

d) Qualificar profissionais para a identificação de pontos críticos nas cadeias produtivas dando subsídios à produção animal sustentável e possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de técnicas que contribuam pra o avanço da produção animal regional, nacional e mundial.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Interessados em participar do processo seletivo semestral do PPGZOO/UFVJM deverão acessar os formulários e documentos e baixar os arquivos referentes ao Edital, Formulário de Inscrição e Carta de Recomendação.

Sugere-se aos candidatos que contactem os docentes para verificarem disponibilidade de vagas e possibilidade de orientação, antes da inscrição na área pretendida.

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS:

Como o PPGZOO/UFVJM teve sua primeira turma inciada em 2008, houveram diversas defesas de dissertações desde então, para acessar estas dissertações, clique aqui.

EDITAIS DE SELEÇÃO:

Para saber sobre os editais dos processos seletivos e vagas disponíveis, acesse aqui.

ATAS DE REUNIÕES:

Reuniões do Colegiado da Pós-graduação em Zootecnia

CONTATO:

  • Para o esclarecimento de dúvidas entre em contato com: