Curso de Português como Língua Estrangeira (PLE)

O curso de Imersão em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira oferecido pela UFVJM é ministrado por professores experientes no ensino de português como língua estrangeira, e enfoca temas linguísticos e culturais.

Na sala de aula, conteúdo linguísticos selecionados e adequados ao nivelamento da turma são tratados por meio de materiais autênticos, como filmes, músicas e textos, experiências de ecoturismo, além do material didático especializado para o ensino de PLE. Uma intensa exercitação de questões fonéticas e gramaticais se faz sempre presentes, permeando as aulas interativas. linguísticos e culturais.

Além disso, são promovidas ocasiões de uso e interação comunicativa reais, fora da sala de aula, como supervisão dos professores, para prática efetiva dos componentes linguísticos, o contato com a cultura local e o desenvolvimento de habilidades interculturais por parte dos alunos. Para além desses componentes fundamentais do curso, pode-se o oferecer oficinas pontuais a partir de demanda específica de alunos, tais como, exercitação para o exame de proficiência Celpe-Bras e escrita acadêmica, além da flexibilidade para a eleição de um tema cultural a ser abordado de maneira mais aprofundada, como por exemplo música, cinema, literatura ou história brasileira, dentre outros.

Período de realização: 09 a 28 de julho de 2018

Cartaz: versão português / versão inglês

Informativo:versão português /versão inglês