facebook twitter

Programa Ciência sem Fronteiras

CHAMADAS ABERTAS - Inscrições até os dias 29 e 30/09!!

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores de graduação e graduação. Também incentiva a visita de jovens pesqusiadores altamente qualificados e de professores seniores ao Brasil. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

• Como os estudantes serão selecionados?

Os estudantes serão selecionados por meio de chamadas públicas, que serão divulgadas no Portal do Ciência sem Fronteiras periodicamente.

• Quais universidades estrangeiras serão selecionadas?

A seleção das universidades será baseada em rankings internacionais. A Capes e o CNPq serão responsáveis por negociar as condições de recebimento dos estudantes brasileiros nessas instituições.

• O que a Capes e o CNPq proporcionarão aos estudantes?

Os estudantes selecionados para o programa receberão os seguitnes benefícios para viabilizar seus estudos: mensalidade de bolsa, auxílio instalação, passagens aéreas e seguro saúde.

• Àreas Prioritárias do Programa
  • Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.