facebook twitter

Procedimentos para Solicitação de Afastamento Institucional

Todos os estudantes que irão realizar mobilidade acadêmica deverão solicitar Afastamento Institucional para Mobilidade, antes de viajarem e com antecedência. A DRI recomenda que a documentação seja entregue com no mínimo um mês de antecedência da data da viagem.

Os alunos deverão entregar a documentação enumerada abaixo em:

• Diamantina: Diretoria de Relações Internacionais, saguão do Prédio da Reitoria, Campus JK.
  • Teófilo Otoni: Amanda Souza - Estagiária da Representação da Diretoria de Relações Internacionais

A documentação exigida para  solicitação de afastamento é:

1) Requerimento de Inscrição icon Formato BrOffice || icon Formato WORD

2) Formulário de disciplinas icon Formulário de disciplinas (BrOffice) || icon Formato WORD

Aluno do CsF que for fazer o curso de idioma primeiramente deverá preencher somente a coluna "Disciplina que pretende cursar durante o afastamento" com "Curso de inglês/francês/italiano" (colocar o idioma do país de destino). O aluno que for cursar as disciplinas diretamente irá preencher a 1ª coluna com a relação das disciplinas escolhidas. Caso o aluno só vá elaborar o plano de estudos quando chegar na universidade de destino, deverá preencher a primeira coluna com "O plano de estudos será elaborado na chegada à universidade de destino". Em todos esses casos o coordenador de curso NÃO DEVE assinar esse documento, embora haja o espaço reservado para assinatura. A DRI se encarregará de tramitar o processo e solicitar a assinatura ao professor.

3) Declaração do Acadêmico icon Formato BrOffice || icon Formato WORD

4) Carta de Aceite da instituição de destino;

Para os alunos do CsF que viajarão para os Estados Unidos, essa carta de aceite é o TOA. Porém o aluno deve entregar somente a página com suas informações, nome da universidade de destino, data de início e término do intercâmbio (inglês, se houver, e disciplinas). Normalmente é somente a 1ª e 2ª página do TOA. Verifiquem no documento de vocês quais são as páginas que contêm essa informação. Os alunos que viajarão para outros países deverão apresentar a carta de aceite recebida da universidade.

5) Comprovante do Ciência sem Fronteiras (Cópia da Carta de Benefícios ou Termo de Compromisso)

6) Programas analíticos das disciplinas a serem cursadas na instituição de destino;

Os alunos que irão cursar primeiramente o idioma não precisam apresentar esse documento no pedido de afastamento, uma que vez que ainda não sabem quais matérias irão cursar. Entretanto, após ter finalizado e ter sido aprovado no idioma, o aluno deverá enviar o Formulário de Disciplinas preenchido, agora com a relação das matérias escolhidas, com os respectivos planos de ensino. IMPORTANTE: Caso o plano de ensino não traga a informação sobre o número de créditos e carga horária da matéria, o aluno deverá apresentar algum documento que informe sobre a correspondência crédito/carga horária.

7) Histórico Escolar (será aceito o histórico emitido via SIGA); (Clique Aqui para acessar)

8) Uma cópia da carteira de identidade;

9) Uma cópia do CPF;

10) Uma cópia do título de eleitor.

IMPORTANTE: Não será aceita documentação incompleta.