Procedimentos para Solicitação de Afastamento Institucional

Todos os estudantes que irão realizar mobilidade acadêmica deverão solicitar Afastamento Institucional para Mobilidade, antes de viajarem e com antecedência. A DRI recomenda que a documentação seja entregue com no mínimo um mês de antecedência da data da viagem.

A documentação exigida para  solicitação de afastamento é:

1) Requerimento de Afastamento icon Formato BrOffice || icon Formato WORD

2) Formulário de disciplinas icon Formulário de disciplinas (BrOffice) || icon Formato WORD

O aluno deverá preencher apenas a 1ª coluna com a relação das disciplinas que irão cursar no exterior. A coluna referente às disciplinas correspondentes na UFVJM não deve ser preenchida ppelo aluno, cabendo ao coordenador preenchê-la. Durante a tramitação do pedido de afastamento DRI se encarregará de enviar o processo para que a coordenação dê seu parecer.

3) Declaração do Acadêmico icon Formato BrOffice || icon Formato WORD

4) Carta de Aceite da instituição de destino;

5) Comprovante de bolsa, se houver (Carta de benfícios, termo de compromisso, ou documento equivalente);

6) Planos de ensino das disciplinas a serem cursadas na instituição de destino;

Esse documento irá subsidiar a análise e parecer da coordenação de curso em relação ao aproveitamento de estudos e por isso é importante que o documento contenha o número de créditos e carga horária. Caso esse documento não seja apresentado, a coordenação não conseguuirá emitir um parecer e o aluno realziará o intercâmbio sem garantia de aproveitamento de estudos.

7) Histórico Escolar (será aceito o histórico emitido via SIGA); (Clique Aqui para acessar)

8) Uma cópia da carteira de identidade;

9) Uma cópia do CPF;

10) Uma cópia do título de eleitor.

IMPORTANTE: Não será aceita documentação incompleta.