Oportunidade de intercâmbio na École Nationale Supérieure de Chimie de Lille, na França

Qui, 31 de Janeiro de 2019 07:47

A UFVJM é parceira da École Nationale Supérieure de Chimie de Lille (ENSCL), na França, que está recebendo candidaturas de alunos interessados em realizar mobilidade acadêmica na França.

Essa oportunidade destina-se a alunos dos cursos de Química e Engenharia Química da UFVJM que não tenham sido bolsistas de outros programas de mobilidade internacional, como o BRAFITEC e o Ciência sem Fronteiras.

Os alunos, que iniciarão as atividades em setembro de 2019, poderão cursar disciplinas, participar de projetos de pesquisa (estágio de pesquisa em laboratório), ou combinar as duas atividades. As informações sobre as ofertas estão disponíveis online:

A maioria das aulas é ministrada em francês (verifique o programa de estudos para saber a lista de disciplinas em inglês). Todo estudante estrangeiro deve ser capaz de participar das aulas em francês, assim como trabalhar com livros ou documentos escritos no idioma.

Portanto, um nível adequado de conhecimento de francês é requerido aos estudantes para que consigam acompanhar as aulas. No entanto, estudantes que desejam participar apenas do estágio de pesquisa em um laboratório poderão ser aceitos independente do nível de francês, já que o projeto pode ser desenvolvido em inglês.

Os alunos interessados deverão entregar na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), até o dia 1º de março, os seguintes documentos:

• Formulário de candidatura preenchido de forma legível e assinado;
  • Cópia do passaporte;
  • Carta de motivação em inglês;
  • Currículo vitae em inglês;
  • Histórico acadêmico atualizado em inglês;
  • Learning agreement preenchido e assinado pelo coordenador do seu curso (disponível no site da ENSCL);
  • Comprovante de conhecimento de francês, nível B2 ou intermediário avançado, para os alunos que irão cursar disciplinas ou disciplinas e pesquisa, e comprovante de conhecimento em inglês, nível B2 ou intermediário avançado, para os alunos que irão realizar apenas pesquisa. O comprovante consiste em resultado de teste de proficiência válido ou documento emitido por escola de idiomas indicando  o nível do candidato (mínimo B2 ou intermediário avançado). Não serão aceitos testes feitos online nem certificados de curso de idiomas sem a indicação do nível de conhecimento mínimo.

A documentação dos alunos será analisada pela DRI e os alunos selecionados serão indicados à Diretoria de Relações Internacionais da ENSCL, e deverão se candidatar junto à escola e ao Campus France até o dia 15 de abril (orientações serão repassadas posteriormente).

Os estudantes estarão isentos do pagamento de taxas na ENSCL, mas todas as despesas referentes à viagem (passagens, passaporte, visto, etc) e manutenção em Lille são de responsabilidade do estudante selecionado. Nenhum auxílio financeiro será concedido por parte da UFVJM.

Para mais informações, acesse o flyer informativo da ENSCL.

Se tiver alguma dúvida sobre o processo, entre em contato com a DRI pelo telefone (38) 3532-1264 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .