• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Chamada para candidatura - Programa "Escolas de verão França Excelência"

A Embaixada da França no Brasil (SCAC-IFB), em colaboração com a agência Campus France, decidiu lançar mais uma chamada para candidaturas para o programa “Escolas de verão França Excelência”.

O objetivo desse programa é favorecer o contato entre estudantes brasileiros e orientadores franceses, atuando assim como um de intermediário, e por meio dessas escolas de verão os candidatos poderão identificar um tema de pesquisa e um orientador para preparar seus projetos durante o último ano de mestrado ou o primeiro ano de doutorado.

Dessa forma, mestrandos ou estudantes do primeiro ano do doutorado poderão se beneficiar desse know-how francês para iniciar-se na pesquisa científica ou aprofundar seu conhecimento e suas técnicas nessa área e ao mesmo tempo descobrir a França, o que lhes permitirá preparar da melhor forma possível suas entradas futuras no doutorado em laboratórios franceses.

Os candidatos selecionados (que devem obrigatoriamente estar matriculados no mestrado ou cursando o primeiro ano do doutorado) realizarão um mês de estudo especializado numa universidade francesa. Esses estudantes cumprirão um programa composto principalmente por cursos de nível de mestrado 2, ministrados em inglês centrados numa temática específica, e oferecidos por professores-pesquisadores vindos de diferentes universidades.

As candidaturas que receberem as melhores avaliações dos organizadores destas escolas de verão poderão (dentro de um limite de até 40 estudantes) beneficiar da viagem ida e volta custeada pela embaixada da França (SCAC-IFB). No entanto, a inscrição e outros benefícios, que variam de acordo com a universidade escolhida estarão a cargo dos estudantes.

Os estudantes interessados deverão se candidatar na plataforma online antes do dia 10 de abril de 2019.

Para mais informações sobre essa chamada e a lista das escolas de verão oferecidas em 2019, acesse a convocatória aqui.