• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Apresentação Redes Andifes IsF

Qua, 22 de Julho de 2020 12:07

Rede Andifes Nacional de Especialistas em Língua Estrangeira - Idiomas sem Fronteiras

Rede Andifes– IsF

Rede Andifes IsF tem como objetivo, junto às IFES vinculadas à Andifes que aderirem à Rede, propiciar:

  • A formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização,
  • O desenvolvimento de proficiência linguística de:
    • Estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas;
    • Professores de idiomas da rede pública de Educação Básica;
    • Estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.
  • O trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro.

A Rede Andifes-IsF atuará em consonância com as políticas de internacionalização das IFES credenciadas e com as políticas governamentais que as IFES se vincularem.

A Rede Andifes-IsF permite que especialistas de qualquer instituição de ensino superior, nacional ou internacional, se credenciem por intermédio de chamadas específicas para atuarem colaborativamente para o aumento do nível de proficiência em língua estrangeira nas IFES credenciadas, com propostas de atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão.

Composição da Rede Andifes IsF

A Rede Andifes IsFé constituída pelos especialistas em línguas estrangeiras, docentes de IES no Brasil e no exterior. Podem participar das ações da Rede IsF de forma direta na oferta de cursos (administrativa ou pedagogicamente) -docentes, TAs, Professor IsF em serviço e Professor IsF pré-serviço e, de forma indireta (participando dos cursos ofertados) -as comunidades interna e externa à IFES credenciada. A equipe que atuar na IFES terá como espaço físico de apoio às atividades da Rede Andifes IsF, o NucLi-IsF da instituição.

Equipe Administrativa e Pedagógica

Coordenador Administrativo: servidor (técnico-administrativo ou docente), indicado e nomeado pelo dirigente máximo para atuar com articulador local nas diferentes funções administrativas, junto à gestão e aos coordenadores pedagógicos. Além disso, irá administrar o Sistema de Gestão de Ofertas e Cursos do MEC, bem como outros sistemas necessários para implementação das ações da Rede Andifes IsF.

Coordenador Pedagógico Geral: docente formado em Letras, com experiência, formação e/ou pesquisa direcionada ao ensino de uma língua como língua estrangeira e/ou formação de professores, já vinculado à Rede Andifes IsF, daquela instituição, conforme credenciamento realizado em novembro de 2019. O Coordenador Pedagógico Geral será indicado pelo conjunto de coordenadores pedagógicos (quando houver mais de um) membros da Rede Andifes IsFpara ser nomeado pelo(a) reitor(a) quando da adesão da IFES à rede de especialistas Andifes-IsF. Ficará responsável por articular as decisões do grupo de coordenadores pedagógicos de sua IFES com o coordenador administrativo e o Núcleo Gestor da Rede Andifes IsF. Caso a IFES ainda não tenha especialistas vinculados à Rede ISF a nomeação poderá ser feita a posteriori.

Coordenadores Pedagógicos: docentes formados em Letras, com experiência, formação e/ou pesquisa direcionada ao ensino de uma língua como língua estrangeira e/ou formação de professores, credenciado à Rede Andifes IsF. Poderão atuar na Rede Andifes IsF docentes de qualquer IES, seja nacional ou internacional. Ficarão responsáveis pela orientação presencial dos Professores IsF em serviço e IsF pré-serviço nas aulas práticas do Curso de Formação IsF na IFES que estiver vinculado ou pela orientação a distância a Professor IsF em serviço e Professor IsF pré-serviço de outras IFES, caso tenha se disponibilizado a fazê-lo. Também poderão ministrar disciplinas no Curso de Formação IsF, sendo responsáveis pela produção do material didático e na condução das atividades a distância do Curso de Formação IsF.

Professor IsF em serviço: alunos cursistas do Curso de Formação IsF (curso de pós-graduação lato sensu), professores de idiomas que já tenham completado uma graduação. Serão alunos do curso e atuarão como Professores IsF em serviço na Rede Andifes IsF, ofertando os cursos de línguas do Catálogo de Cursos do Programa IsF paraa comunidade interna e externa à IFES credenciada, como parte prática das disciplinas do Curso de Formação.

Professor IsF pré-serviço: alunos de graduação em Letras da IFES que tenham passado no processo seletivo para atuar na Rede IsF. Participarão de cursos de extensão ofertados pela IFES, sob a orientação/supervisão de coordenadores pedagógicos da Rede e cumprirão horas práticas em sala de aula, ofertando os cursos de línguas do Catálogo de Cursos do Programa IsF para a comunidade interna e externa à IFES credenciada, como parte prática das atividades de extensão propostas.

Portaria-de-Criação-da-Rede-IsF-na-Andifes

Edital-Rede-IsF-Adesão-IFES-ANDIFES

Resultado-Credenciamento-IFES-REDE-ISF