EaD (Educação a Distância)

A Educação a Distância desponta como uma nova modalidade de ensino ofertada pela UFVJM. Caracteriza-se como a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

A partir dessa característica, a UFVJM informa que os cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química, e Bacharelado em Administração Pública serão desenvolvidos através de um ambiente virtual de aprendizagem, no qual os alunos encontrarão recursos para interlocução como fóruns, chats, repositório de tarefas, questionários, além de recursos para acompanhamento e controle de cada estudante.

De acordo com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, os polos de apoio presencial (Águas Formosas, Almenara, Diamantina, Divinolândia de Minas, Januária, Minas Novas, Nanuque, Padre Paraíso, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Turmalina) deverão ser caracterizados como “o local onde o estudante terá acesso local a biblioteca, laboratório de informática (por exemplo, para acessar os módulos de curso disponíveis na Internet), ter atendimento de tutores, assistir a aulas, realizar práticas de laboratórios, dentre outros. Em síntese, o polo é o “braço operacional” da instituição de ensino superior na cidade do estudante ou mais próxima dele”.

Com relação ao material a ser utilizado, cada aluno deverá recebê-lo impresso, gratuitamente, no início das aulas e também ter acesso a uma biblioteca para complementação de seus estudos.

Também serão realizados encontros presenciais, em dias de sexta-feira e sábado, de acordo com um cronograma a ser desenvolvido por cada curso. Nessas ocasiões o aluno poderá esclarecer suas dúvidas e deverá realizar as avaliações de aprendizagem.

 

COMUNICADO SOBRE ACESSO AO MOODLE

Caros alunos da DEAD,

 

O AVA Moodle terá novo endereço: moodle.ead.ufvjm.edu.br.

Estamos trabalhando para que você possa acessar o novo Moodle o quanto antes.

As informações com relação ao acesso ao novo Moodle serão enviadas para o seu endereço de e-mail, portanto, fique atento ao seu e-mail.

Caso queira acessar o seu ambiente no Moodle antigo, vá ao endereço moodle_antigo.ead.ufvjm.edu.br.

Obs.: O usuário e senha para acesso ao Moodle não foram alterados.

 

Atenciosamente,

Equipe de TI

DEaD-UFVJM

 

Última atualização em Ter, 04 de Setembro de 2012 09:00