Química forense: algumas possibilidades da Química que soluciona crimes

publicado 16/11/2020 16h42, última modificação 16/11/2020 17h45
18 de novembro
Quando
18/11/2020 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Você já imaginou compreender um pouco sobre a química envolvida em um esclarecimento de um crime ou mesmo saber como funciona a química abordada nas cenas de séries televisivas?  Essa é a proposta da palestra “Química forense: algumas possibilidades da Química que soluciona crimes”, que será realizada pelo curso de Licenciatura em Química da UFVJM, na modalidade a distância, no próximo dia 18 de novembro.

A química forense é uma área que tem despertado interesse crescente e a investigação de crimes por meio dessa ciência ocorre desde o século XVIII. Segundo o professor Everton Luiz de Paula, coordenador do curso de Licenciatura em Química – EaD da UFVJM, o trabalho de um químico forense tem por objetivo analisar amostras colhidas por investigadores, oriundas dos locais de crimes e ocorrências, e junto à perícia busca identificar materiais e conhecer a natureza de cada prova relacionada a um crime.

A palestra será ministrada pela professora Elisângela Jaqueline Magalhães, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), doutora em Ciências – Química, que desenvolve projetos de pesquisa e de inovação na área de Ciências Forenses. Ela atua também na área de Química Analítica com ênfase em Preparo de Amostras, Cromatografia e Espectrometria de Massas.

A atividade está prevista para as 19h e, para participar, basta acessar o endereço  meet.google.com/dog-btve-sth.  Não é necessária inscrição prévia e será conferido certificado de participação.