Diamantech 2.0 - Um debate sobre a política de inovação nas instituições de ensino superior

publicado 20/11/2020 15h26, última modificação 20/11/2020 15h29
24 de novembro a 10 de dezembro
Quando
24/11/2020 17h00 até 10/12/2020 17h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Terá início na próxima terça-feira, dia 24 de novembro, a sétima edição do Diamantech, evento realizado desde 2013 pelo Centro de Inovação Tecnológica (CITec) da UFVJM com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, a inovação, a proteção do conhecimento e a interação entre pesquisadores, empresas, universidade e a comunidade em geral.

De acordo com os organizadores, as discussões neste ano serão em torno da Política de Inovação das Instituições de Ensino Superior (IES), que regulamenta as ações das instituições nas premissas do Novo Marco de Ciência e Tecnologia (Lei nº 13.243/2016, que alterou a Lei de Inovação – Lei nº 10.973/2004), pois dessa forma as IES garantem maior agilidade e segurança jurídica na execução de ações e projetos de empreendedorismo e inovação, contribuindo com o desenvolvimento regional, estadual e nacional.

Diante do atual cenário da pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, a sétima edição do Diamantech ocorrerá no formato on-line, organizado em quatro webinários que vão acontecer entre os dias 24 de novembro e 10 de dezembro. A proposta é criar um espaço para trocas de informações sobre ambientes de inovação, transferência de tecnologia, incentivo ao empreendedorismo e desafios enfrentados pelas IES e pesquisadores no contexto da política de inovação. Os convidados vão apresentar os temas de forma didática, trazendo experiências e vivências de suas instituições, com abertura para o debate ao final de cada palestra. O evento será administrado dentro da plataforma Cevibra, na qual são feitas as inscrições para emissão de certificado, e transmitido na página do Citec no YouTube.

Serviço

Data: 24 de novembro | 1º, 3 e 10 de dezembro

Horário: 17h

Público-Alvo: docentes, pesquisadores, técnicos administrativos, dirigentes e parceiros das IES.

Inscrições e informações:

https://www.cevibra.com.br/evento/andamento

http://nitufvjm.com.br/diamantech-2-0/

 

Confira a programação:
 

Webinar 24/11/2020 (terça), às 17h

A Política de Inovação e o Núcleo de Inovação Tecnológica.

Em 2016, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) sofreu alterações pela Lei nº 13.243, intitulada Novo Marco da Ciência e Tecnologia. Dentre muitas, a obrigatoriedade de as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de direito público instituírem uma Política de Inovação e, ainda, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) passa a ser a estrutura responsável por apoiar a gestão dessa política nas ICT.

O painel irá abordar os principais conceitos e diretrizes da política de inovação e a estrutura do NIT e sua importância para as instituições.

Palestrantes:

  • Gesil Sampaio Amarante Segundo | Vice-Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC)

  • Juan Pedro Bretas Roa | Diretor do CITec/UFVJM

Mediador: Mauro Lúcio Franco | Coordenador do NIT/UFVJM

 

Webinar 1º/12/2020 (terça), às 17h

Desafios da Transferência de Tecnologia.

As Instituições de Ensino Superior (IES), uma poderosa fonte de conhecimento, têm um papel fundamental no estímulo da inovação de processos e produtos. A transferência de tecnologia é o intercâmbio desse conhecimento entre as IES e o setor privado, proporcionando a transformação da invenção acadêmica em inovação para a sociedade.

O painel irá abordar o procedimento de transferência de tecnologia e os desafios enfrentados pelas IES e pesquisadores.

Palestrantes:

  • Rodrigo Fernando Bianchi | Docente do Departamento de Física/UFOP

  • Convidado a confirmar

Mediador: Giovana Ribeiro Ferreira | Docente do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia/UFVJM

 

Webinar 3/12/2020 (quinta), às 17h

Ambientes de Inovação: Casos Alemanha e Brasil.

Inovação é incorporar conhecimento a processos e produtos, sendo um processo complexo que demanda tempo e recurso. Nesse cenário, os ambientes de inovação possuem um papel fundamental, por ser uma estrutura que estimula o diálogo das Instituições de Ensino Superior (IES), governo e setor privado, promovendo parcerias e a geração de empreendimentos inovadores.

O painel irá abordar como funcionam esses ambientes de inovação, a sua relação com as IES e seus impactos no desenvolvimento regional e nacional.

Palestrantes:

  • Nayara R. Marques Sakiyama | Docente da Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia e ex-coordenadora do Parque Tecnológico/CITec/UFVJM

  • Dani Lucia Xavier | Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí/MG

Mediador: Juan Pedro Bretas Roa | Diretor do CITec/UFVJM

 

Webinar 10/12/2020 (quinta), às 17h

Parcerias e Prestação de Serviços nas Universidades.

A Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) permite que as Instituições de Ensino Superior (IES) possam realizar parcerias em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e compartilhar infraestrutura e capital intelectual em prol de uma inovação colaborativa. Essas parcerias beneficiam as IES que, além de obterem novas fontes de receita, possibilitam a seus pesquisadores terem a oportunidade de desenvolverem soluções aplicadas a demandas do mercado/sociedade.

O painel irá abordar os tipos e como funcionam essas parcerias e prestação de serviços nas IES, inclusive com o envolvimento das fundações de apoio.

Palestrantes:

  • Rossandro Ramos | Analista de Projetos FINEP/MCTI

  • Representante da FUNARBE/Fundação de Apoio da UFVJM

Mediador: Juan Pedro Bretas Roa | Diretor do CITec/UFVJM