Notícias

Projeto da UFVJM lança série de vídeos sobre cadeia de produção do mel e cooperativismo

publicado: 03/03/2021 18h00, última modificação: 03/03/2021 17h58
Ação é realizada pelo projeto Fortalecimento das Cadeias Produtivas do Vale do Jequitinhonha

A partir desta quinta-feira (4/3), o projeto Fortalecimento das Cadeias Produtivas do Vale do Jequitinhonha, da UFVJM, inicia a publicação de uma série de vídeos sobre temas relacionados à cadeia de produção do mel e cooperativismo.

As publicações serão semanais, todas as quintas-feiras, e o primeiro vídeo contará com a participação do conselheiro fiscal da Cooperativa dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Cooapivaje), Geilson Miranda Gonçalves, que discutirá a importância do cooperativismo e como foi possível construir a Cooapivaje.

Todos os vídeos serão divulgados no canal do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce) da UFVJM, no Youtube, e no Instagram @meljequitinhonha.

De acordo com o coordenador do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce), professor Cláudio Marinho, o projeto Fortalecimento das Cadeias Produtivas do Vale do Jequitinhonha é uma ação de extensão com interface na pesquisa que nasceu dentro do L@proce, por meio de parcerias com diversas organizações públicas e privadas, como prefeituras, órgãos estaduais e federais, ONGs, associações comunitárias, sindicatos e empresas.

“O estudo visa identificar os atuais obstáculos e potenciais do desenvolvimento agrícola que está presente em todas as cidades-alvo do estudo. Para a cadeia produtiva alcançar sustentabilidade e competitividade, é necessário promover a sistematização de processos, visualizando toda a cadeia e interligando todos os laços”, explica.

O professor explica que essa série de vídeos com palestras é parte de várias ações que visam contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel. “Além disso, o resultado desse projeto irá melhorar o planejamento territorial e subsidiar a formulação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento regional nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A ideia é que a região possa se tornar uma referência em termos de gestão e fortalecimento das cadeias produtivas”, reflete Cláudio.

A série de vídeos vai até o próximo mês de abril, quando está prevista a realização de um seminário, para promover a troca de conhecimentos sobre os assuntos discutidos nas publicações. 

Conheça mais sobre as ações do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce) aqui.

Cartaz traz ao lado direito a foto de uma abelha, em tons de marrom. Do lado esquerdo o fundo é preto, com desenhos de favos de mel. O título do evento está na parte superior, em letras brancas: Histórico da organização da Coopivaje. Logo abaixo, em um círculo, a foto do palestrante e o seu nome. Em seguida, o símbolo do Instagram, com a data e endereço do IGTV da transmissão. No rodapé, as marcas de todos os apoiadores.