Notícias

Doutorados em Ciência Florestal e Produção Vegetal são contemplados com 10 bolsas CNPq

publicado: 31/01/2020 13h07, última modificação: 31/01/2020 20h01
Essas são as primeiras cotas de bolsas de pós-graduação da agência CNPq conquistadas pela UFVJM

Os cursos de doutorado em Ciência Florestal e Produção Vegetal tiveram proposta de trabalho aprovada na chamada CNPq 01/2019 - Apoio a Formação de Doutores em Áreas Estratégicas e receberão 10 bolsas de estudos para os seus alunos. Essas são as primeiras cotas de bolsas de pós-graduação da agência CNPq conquistadas pela UFVJM.

A chamada CNPq 01/2019 prevê que os bolsistas devem passar um ano em uma universidade de excelência na área da proposta. No caso da Ciência Florestal, a parceria foi firmada com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nas áreas de Ecologia, Conservação e Restauração Ambiental. A Produção Vegetal firmou parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)/USP, nas áreas de Fitotecnia e Ciência do Solo.

As cinco bolsas destinadas aos alunos matriculados no curso de doutorado em Ciência Florestal serão concedidas aos candidatos aprovados no Edital UFVJM 24/2020, que prevê a seleção de candidatos com perfil específico. A orientação dos candidatos aprovados ficará a cargo de comitês compostos por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal (PPGCF) integrantes do projeto aprovado no CNPq: André Rech, Danielle Piuzana, Priscila Dias, Evandro Mendonça e Eric Gorgens e pelos professores Rafael Oliveira, Simone Vieira, Marlies Sazima, Thomas Lewinsohn, Marin Pareja, Mario de Almeida-Neto e Luisa Carvalheiro, das IES parceiras nas quais os bolsistas desenvolverão o intercâmbio.

As outras cinco bolsas são destinadas aos alunos matriculados no curso de doutorado em Produção Vegetal e serão distribuídas através de seleção interna, uma vez que todos os professores permanentes do programa fizeram parte da proposta aprovada e são possíveis orientadores das novas cotas.

Além da bolsa de estudo e da possibilidade de intercâmbio com instituições brasileiras, os estudantes do curso de doutorado em Ciência Florestal contarão também com a possibilidade de bolsas de intercâmbio com o Chile e a China, conforme escopo do Edital CAPES-COOPBRASS recentemente aprovado e que prevê envio de estudantes para esses países anualmente até o ano de 2023.