A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



  • PDF
  • Print
  • E-mail

Semana de Integração do Turismo começa na próxima terça-feira

Evento adiado temporariamente, em razão da suspensão do calendário acadêmico

Nesta edição, a semana conta com três espaços de diálogos, oficinas, apresentações de projetos e programação cultural

O curso de bacharelado em Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH/UFVJM) realiza nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, no Núcleo de Turismo, a sua Semana de Integração.  Com o objetivo de apresentar aos calouros toda a estrutura da universidade, do curso e seu Projeto Político Pedagógico, bem como promover a integração entre os novos alunos, veteranos, professores e técnicos administrativos, o evento, de caráter semestral, apresenta nesta edição três espaços de diálogos, oficinas, apresentações de projetos e programação cultural.

No dia 17 de março será realizado um Ciclo de Debates com gestores públicos de cultura, meio ambiente e turismo refletindo sobre a importância da gestão integrada e da governança para o turismo.

“No dia, será ofertado um minicurso sobre turismo e experiências sensoriais que pretende estimular os participantes a lançar novos olhares e tecer novas perspectivas sobre atrativos, roteiros e destinos turísticos, encerrando a noite com temas do jazz brasileiro por alunos de prática de conjunto do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita”, conta o professor Hebert Canela, coordenador do Núcleo de Turismo da UFVJM.

No dia 18 de março, será realizada uma aula pública sobre educação e serviços públicos no país com o propósito de analisar e refletir sobre a importância da universidade no século XXI. No dia 19 de março, uma mesa-redonda sobre as perspectivas para o turismo em Diamantina na visão dos empresários/egressos do curso de Turismo da UFVJM conta também com a participação da presidência da Câmara Setorial de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Diamantina-MG (ACID).

“A presença da ACID tem o propósito de analisar o cenário atual do mercado turístico e ampliar parcerias no processo de formação profissional e conexão com o mercado de trabalho em turismo, na cidade e região. Nesse dia, será ofertada uma oficina de culinária no contexto dos estudos sobre gastronomia e, ao final da mesa-redonda, a programação cultural ficará por conta de apresentações dos alunos do curso de Turismo”, continua Hebert.

“Durante o evento, diversos e importantes projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos e professores do curso serão apresentados à comunidade com a finalidade de ampliar a popularização da ciência e de convidar a comunidade regional a conhecer e colaborar com a atuação do curso de bacharelado em Turismo”, finaliza o coordenador.

Acesse aqui a programação completa.

O curso na UFVJM

O curso de Turismo da UFVJM, único curso voltado à formação de turismólogos no Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Norte, Nordeste e Noroeste de Minas Gerais foi criado com o intuito de atender às demandas globais e regionais, visando formar bacharéis aptos a atuarem no mercado de trabalho das diferentes áreas e atividades que envolvam o turismo no país e no mundo. Pretende-se oferecer uma formação que possa atingir a integralidade da visão humanista, pautada em uma concepção ético-profissional, com responsabilidade socioambiental, de forma que a competência técnica dos formandos colabore para a transformação e o aprimoramento profissional e da sociedade.

O campo de atuação do futuro turismólogo da UFVJM é amplo e diversificado, podendo desempenhar funções gerenciais ou operacionais, ao desenvolver planos, programas, projetos e pesquisas turísticas, estudos de viabilidade mercadológica, implantação, gerenciamento e operacionalização de empreendimentos turísticos (agências, operadoras, meios de hospedagens, serviços de alimentação, transportes turísticos, lazer e entretenimento, organização de eventos, etc.), empresas de consultoria especializadas, dentre outros.

Saiba mais no Catálogo de Cursos da UFVJM.

Last Updated on Monday, 16 March 2020 14:50
 

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3532 6821