Notícias

Coronavírus - Laboratório de testes da UFVJM é parceiro da Central de Transplantes

publicado: 15/05/2020 12h00, última modificação: 15/05/2020 12h02
Amostras de possíveis doadores das macrorregiões Norte e Nordeste serão analisadas em Diamantina

A UFVJM, através do Laboratório-Escola de Análises Clínicas (LEAC), do curso de Farmácia, acaba de assinar uma parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) – Macrorregiões de Saúde Norte/Nordeste, da Central Estadual de Transplantes (CET), para análise das amostras de possíveis doadores de órgãos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19.

A iniciativa de buscar a parceria com a UFVJM foi da coordenação da OPO, pois a testagem vinha sendo realizada em Belo Horizonte e, mesmo sendo prioridade no atendimento pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), demandava muito tempo. “Só o envio da amostra de Montes Claros para BH demora 7 horas. O envio para o LEAC vai economizar horas que são muito importantes nessa situação”, afirma uma das coordenadoras do trabalho de diagnóstico na UFVJM, professora Etel Rocha Vieira.

 Coronavírus - Laboratório de testes da UFVJM é parceiro da Central de Transplantes

Equipe do LEAC processa amostra para diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19  (Foto: Valéria Gomes de Almeida/UFVJM)

Sobre o atendimento, a coordenadora do LEAC, professora Valéria Gomes de Almeida, diz que a princípio deverá ser realizado a partir da demanda. “De segunda a sexta-feira, entra na rotina do laboratório e, nos finais de semana, temos equipes de sobreaviso. A demanda chega para a coordenação, que avisa a equipe de testagem”, explica a professora.

A OPO das Macrorregiões de Saúde Norte/Nordeste tem sede no município de Montes Claros e abrange as seguintes microrregiões: Brasília de Minas/São Francisco, Coração De Jesus, Francisco Sá, Janaúba/Monte Azul, Januária, Manga, Montes Claros/Bocaiúva, Pirapora, Salinas/Taiobeiras, Diamantina, Minas Novas/Turmalina/Capelinha, com uma cobertura populacional de mais de 1 milhão de habitantes.

Importância da parceria

Mesmo sendo bastante recente, a parceria do LEAC com a OPO de Montes Claros já rendeu a análise de três amostras de possíveis doadores das Macrorregiões de Saúde Norte/Nordeste de Minas Gerais, demonstrando a grande importância do trabalho de diagnóstico desenvolvido pela UFVJM.

“Parcerias como essa são muito importantes e muito bem vistas pela nossa equipe, pois agiliza o processo de liberação de órgãos, o que diminui o sofrimento de quem está aguardando o falecimento do seu ente querido e de quem está na fila do transplante, além de contribuir para a qualidade do órgão que vai ser transplantado. A equipe recebeu essa nova demanda de braços abertos e imediatamente todos se voluntariaram para o plantão. Isso demonstra o reconhecimento da importância dessa ação, principalmente do ponto de vista humano”, analisa a professora Etel Rocha Vieira.

Vale lembrar que no último dia 22 de abril, através de parceria entre o Laboratório-Escola de Análises Clínicas da UFVJM e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Caridade de Diamantina, foi realizada a primeira captação de coração do Vale do Jequitinhonha.

 Ampliação do trabalho de diagnóstico na UFVJM

O trabalho de análises laboratoriais para diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19, vem sendo realizado pelo Núcleo de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Laboratório-Escola de Análises Clínicas, do curso de Farmácia da UFVJM, desde 20 de abril. O laboratório faz parte da RedeLab Covid-19, coordenada pela Funed, e iniciou o trabalho com pacientes graves, principalmente das Casas de Saúde de Diamantina.

“Com a chegada de mais insumos, no dia 5 de maio, passamos a atender os 34 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, aumentando a nossa capacidade para 25 amostras por dia. A partir da próxima semana, vamos ampliar ainda mais o atendimento. A pedido da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), que nos enviou mais insumos, atenderemos também os 25 municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul. Com isso, a nossa capacidade passará a 50 amostras por dia”, anuncia a coordenadora do LEAC, professora Valéria Gomes de Almeida.