Notícias

UFVJM oferece oportunidade para tradutores e intérpretes de Libras

publicado: 23/09/2020 16h36, última modificação: 23/09/2020 17h53
Voluntários selecionados em processo seletivo recebem certificado ao final do contrato; para o atendimento remoto, podem participar profissionais de qualquer lugar do país

A UFVJM tem, atualmente, alunos surdos matriculados nos cursos de Pedagogia (noturno), Medicina (diurno) e Engenharia de Alimentos (diurno), para o período de oferta de ensino remoto emergencial. E esses alunos precisam de você, tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACI) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace/UFVJM) está com inscrições abertas para seleção de tradutores e intérpretes de Libras/Português voluntários para atuarem na área de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português em disciplinas e atividades dos cursos da UFVJM.

São atribuições do voluntário, sempre considerando o par linguístico Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa:

a) Atuar como intérprete na condição de mediador da comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes;

b) Interpretar aulas, atividades e outras atividades correlatas à(s) disciplina(s) que acompanhar de forma a viabilizar a acessibilidade dos discentes surdos aos conteúdos curriculares e demais informações. Esporadicamente poderá ser convidado a interpretar em eventos realizados pela UFVJM;

c) Traduzir textos, vídeos, atividades, provas e outros.

Podem inscrever-se pessoas ouvintes proficientes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O candidato deve possuir formação em nível superior em qualquer área do conhecimento.

A inscrição vai de 23 a 30 de setembro, de acordo com o edital do processo seletivo, que será composto por prova prática e entrevista e análise do currículo.

Atualmente (período de oferta especial 2020/5) os cursos que têm alunos surdos matriculados e demandam o serviço de tradução e interpretação em Libras/Português são os cursos de Pedagogia (noturno), Medicina (diurno) e Engenharia de Alimentos (diurno). No entanto, pode haver alteração quando da matrícula de novos discentes surdos. Os candidatos selecionados poderão, ainda, ser convidados a atuar em eventos promovidos pela UFVJM.

Ao final do contrato, o voluntário tem direito a um certificado de serviço prestado.

Acesse aqui o edital e inscreva-se!

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents