Notícias da UFVJM
Tuesday, 21 July 2020 10:17

O Edital Progep n.º 10/2020 trata de processo seletivo para remoção e mudança de lotação de servidores técnico-administrativos da UFVJM

Em razão de alguns questionamentos recebidos por partes interessadas inscritas no Edital Progep nº 10/2020 “Processo Seletivo para Remoção e Mudança de Lotação de Servidores Técnico-Administrativos da UFVJM”, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) esclarece que tornou público aquele instrumento pela competência específica que possui em Regimento Interno devidamente aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), sendo uma delas (competências) constante no Art. 5º, em suma: “mobilidade interna dos servidores”, o que tem toda aderência a um Projeto ‘macro’ delineado como "Patrimônio Humano UFVJM", no que iria lidar com ações direcionadas à carreira técnica e docente, visando maior qualidade de vida a todos.

 

É importante ressaltar que foram feitas reuniões e criada comissão específica com habilidade suficiente para considerar não somente o histórico da UFVJM, mas também inúmeras boas práticas e costumes de outras instituições. Logo, o Edital foi construído para valorizar os servidores e promover a qualidade de vida que tanto se anseia. O trabalho foi feito de forma técnica, ética e sem interesse em desmerecer quaisquer profissionais desta Instituição. Pelo contrário, foi feito de forma prazerosa, uma vez que é expectativa de muitos de nossos colegas que tanto merecem nosso apoio com projetos positivos. Ademais, o grupo foi constituído pela Gestão desta Progep, da Diretoria de Administração de Pessoal (DirAdmP/Progep) e da Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSD/Progep), além de 03 (três) servidores integrantes de cada Diretoria. Ou seja, o Edital foi elaborado por servidores com competência e know-how suficientes para levar o que de melhor se tem ao "Patrimônio Humano UFVJM".

 

A alta adesão do quantitativo de inscritos foi um ganho, e, em se comparando às possibilidades que os mesmos definem de antemão, a Progep teria ao final uma relação de possibilidades nas quais entraria em ação as avaliações citadas. Foram 65 inscritos, sendo 01 de Curvelo (solicitando remoção para Diamantina), 40 de Diamantina (solicitando mudança de lotação na sede e remoção para Janaúba e Teófilo Otoni), 02 de Janaúba (solicitando mudança de lotação na sede e remoção para Diamantina e Teófilo Otoni), 21 de Teófilo Otoni (solicitando mudança de lotação na sede e remoção para Curvelo e Diamantina) e 01 de Unaí solicitando remoção para Janaúba.

 

No entanto, infelizmente, informamos que o Consu, em sua 207ª reunião, sendo a 128ª sessão realizada em caráter ordinário no dia 18 de junho de 2020, ao deliberar sobre o Assunto 25 - 2020 CONSU - Cancelamento/ajuste do Edital 10/2020/PROGEP e criação de uma comissão para reelaborar um edital a ser aprovado pelo CONSU, DECIDIU, pela maioria de 29 (vinte e nove) votos favoráveis e 06 (seis) votos contrários: i) cancelar o edital; ii) cancelar qualquer outro ato da gestão no tocante à proposição e efetivação de remoção de pessoal até que seja feito (concluído) o estudo de redimensionamento de pessoal como estabelece o Acórdão TCU de 2017 e, iii) quando for atendido o Acórdão, que seja feito outro Edital com a participação da Comissão Interna de Supervisão (CIS), representantes técnicos das Unidades Acadêmicas e da Gestão da Proace e Progep.

 

Como não houve solicitação de recurso ao Consu por algum inscrito no período de impugnação previsto no Edital, não há que se falar em motivação para que o Consu fomentasse tal decisão por meio de ato de ofício (sem provocação). Sendo assim, resta informar que as ações concernentes ao referido Edital estão anuladas.

 

São essas as informações que cabem no momento.

 

 

Altamir Fernandes de Oliveira

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

 
Tuesday, 14 July 2020 18:04

Ação beneficia toda a comunidade acadêmica do campus

A direção administrativa do Campus Unaí, com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e Reitoria, realizou o plantio de grama no entorno do prédio Pavilhão de Aulas. A realização desse projeto, além de abrilhantar o visual do campus, minimizará a quantidade de barro e poeira que tanto castigavam o espaço, o que beneficiará toda comunidade acadêmica de Unaí.

A direção administrativa do Campus Unaí agradece a todos os servidores envolvidos, especialmente Everaldo Botelho Evangelista e Paulo Sérgio Cardoso Batista, que não mediram esforços na elaboração e execução do projeto de irrigação e preparação do solo para o plantio.

Fotos: Anderson Alvarenga Pereira
Last Updated on Tuesday, 14 July 2020 18:04
 
Tuesday, 30 June 2020 09:49

Considerando a pandemia da Covid-19 que assola o país e o mundo, a Reitoria da UFVJM faz um apelo aos proprietários de imóveis alugados para os estudantes da universidade, em todos os seus campi (Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí) no sentido de que reduzam o valor do aluguel, se possível até suspendendo esse valor, considerando que a maioria dos estudantes encontra-se enfrentando atualmente enormes dificuldades financeiras, em especial os socioeconomicamente vulneráveis, que não têm como arcar com os custos mensais sem prejuízo de sua própria manutenção, bem como de sua família.

Diante da crise econômica estabelecida, faz-se necessário o sacrifício e o entendimento de todos os segmentos, buscando a união de esforços e a flexibilização por parte dos proprietários de imóveis e das imobiliárias locais, para que os prejuízos sejam proporcionalmente distribuídos entre as partes envolvidas.

É importante esclarecer que não existe previsão de retorno às aulas presenciais durante essa fase crítica de pandemia.

Diamantina, 30 de junho de 2020.

 

Janir Alves Soares

Reitor

 
Thursday, 25 June 2020 11:53

Reestruturação Administrativa e Funcional da Pró-Reitoria de Graduação foi a pauta da primeira reunião ampliada com todos os gestores da Prograd, realizada nesta instituição. Esse primeiro encontro foi por webconferência e ocorreu no último dia 22, do qual participaram gestores dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí.

Considerando como marco legal referencial o regimento interno da Prograd, constante da Resolução nº. 19 do Conselho Universitário (Consu), de 5 de novembro de 2010, ou seja, que em dez anos muitas coisas aconteceram, mudanças tornam-se necessárias para o acompanhamento no que tange à evolução do ensino superior.

"Levando-se em conta que a Prograd é o órgão responsável pela política de ensino e pela supervisão e acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos pela UFVJM, ao analisarmos os indicadores acadêmicos referentes à matrícula, retenção, evasão e taxa de diplomação, constatamos premente necessidade de um enfrentamento planejado envolvendo todos os atores, a começar pelos gestores e pelo olhar crítico do pessoal especializado no assunto, os técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos".

Os principais temas abordados foram:

1- Formação pedagógica permanente;

2- Acompanhamento permanente do ensino/aprendizado discente;

3- Melhor aproveitamento do pessoal técnico especializado no tocante ao quadro de técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos da UFVJM;

4- Investimento na divulgação dos nossos cursos e;

5- Provimento de melhor apoio ao Procurador Educacional Institucional.

 

Inicialmente, as estratégias trazidas consistiram em:

1- Sistematização dos procedimentos administrativos da instituição, através da Diretoria de Tecnologia da Informação;

2- Inclusão da tecnologia digital no ensino superior, mediante maior integração da DEAD e Prograd e investimento nos ambientes virtuais de aprendizagem;

3- Atualização e aplicação do Instrumento de Avaliação do Ensino – IAE;

4- Reorganização quanto ao apoio dos técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos em prol dos cursos, mediante maior integração Prograd, coordenadores dos cursos e Núcleo Docente Estruturante;

5- Otimização da gestão dos espaços das salas de aula e distribuição do cronograma de aulas.

 

“A reunião foi extremamente produtiva, uma vez que contou com falas propositivas e acolhedoras dessa iniciativa. No próximo encontro, ideias e sugestões serão apresentadas no sentido de enriquecer com conteúdos a construção de uma nova política de ensino em nossa universidade, na perspectiva dos gestores da Pró-Reitoria de Graduação. Em seguida, o assunto se estenderá sob a forma de debate junto à comunidade acadêmica, com a participação de expertise de outras instituições de ensino, de maneira que nossos colegiados possam receber propostas melhor fundamentadas para o devido debate e deliberação”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Last Updated on Thursday, 25 June 2020 12:00
 


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