Notícias

Reitoria Informa

Fazenda do Moura é tema de reunião da UFVJM com Prefeitura de Curvelo

publicado: 21/01/2021 14h56, última modificação: 03/11/2022 08h39
Reitor e prefeito querem buscar parcerias e soluções para reativação da Fazenda Experimental

Em reunião on-line realizada na última quarta-feira, 20 de janeiro, a Reitoria da UFVJM e a Prefeitura Municipal de Curvelo mostraram-se dispostas a trabalhar em conjunto para buscar parcerias para a reativação da Fazenda Experimental do Moura, localizada no munícipio de Curvelo.

A concessão de direito real de uso da fazenda por parte da universidade foi prorrogada por mais 10 anos, por meio da Lei 3.666, de 25 de junho de 2020, pela Prefeitura Municipal de Curvelo. O documento prevê também a necessidade de melhoria da infraestrutura da propriedade para permitir a implantação e ampliação de atividades acadêmicas.

Essa foi a primeira reunião da UFVJM com o prefeito recém-eleito de Curvelo, Luiz Paulo Glória Guimarães. Sendo assim, o reitor Janir Alves Soares fez uma retrospectiva sobre a relação entre a universidade e o município, no que diz respeito ao comodato da Fazenda Experimental do Moura, problemas enfrentados, expectativas, investimentos e contrapartidas.

“Temos um projeto de intenções, construído pela livre iniciativa de docentes dos cursos da Engenharia Florestal, Zootecnia, Agronomia e Engenharia de Alimentos, com possibilidade de integração com outros cursos de áreas afins, para serem implementados na Fazenda do Moura, mas para isso precisaremos firmar parcerias com o poder público municipal e com a iniciativa privada. A universidade não tem condições de investir sozinha. Queremos ouvir a comunidade local para conhecer suas demandas e precisamos criar condições de permanência dos nossos professores e estudantes na fazenda. Nossas propostas já foram apresentadas à gestão passada e queremos manter o diálogo com essa nova gestão da Prefeitura Municipal”, argumentou o reitor da UFVJM.

“Fazer funcionar: essa é a nossa intenção!”, disse o prefeito Luiz Paulo Glória, acrescentando que “o que for legalmente possível é de interesse da Prefeitura de Curvelo”. O gestor municipal destacou também a possibilidade de aproximação e parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com visita de alunos à fazenda para conhecimento do trabalho e possível interesse profissional, e a busca de envolvimento de deputados, produtores rurais e empresários da região sensíveis à causa.

Por sugestão do reitor da UFVJM, será criado um grupo de trabalho com servidores da universidade e da Prefeitura de Curvelo para discutir e colocar em prática cada item do Plano de Trabalho, anexo da lei que prorroga o comodato da Fazenda Riacho dos Velhos - Fazenda Experimental do Moura.

Estiveram presentes na reunião, pela UFVJM, além do reitor, a assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Flaviana Dornela Verli; o pró-reitor de Administração, Alcino de Oliveira Costa Neto; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, e o chefe da Divisão de Patrimônio, Moisés Gonçalves de Melo. Pela Prefeitura de Curvelo, além do prefeito, participaram o vice-prefeito, Gustavo Nascimento; o secretário de Educação, Alessandro Gomes Soares; o secretário de Obras, Agenor de Lima Fernandes, e o procurador Giltônio Maurílio Pereira Santos.