Notícias

Assessoria de Meio Ambiente divulga nota de esclarecimento sobre queimadas nos campi

publicado: 06/10/2020 09h18, última modificação: 06/10/2020 14h43
Queimadas atingiram Campus Unaí e Campus JK; assessoria pediu autorização ao DER para realizar intervenção nas áreas de seu domínio, para evitar reincidência

As queimadas estão atingindo todo o território nacional e, por causa da associação com o tempo seco, calor e ventos, a questão está se agravando cada vez mais. A Assessoria de Meio Ambiente (AMA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a respeito das queimadas que atingiram os campi da universidade, presta os seguintes esclarecimentos:

No Campus Unaí, acometido com incêndios no último fim de semana, houve estragos da ordem de 30 a 40 ha, segundo informações da administração do campus local. Os danos não foram maiores em razão da ação rápida da direção do campus, das medidas preventivas já realizadas, e da ação heroica do servidor operador de máquinas, senhor Ailton, que não mediu esforços no combate ao fogo. Este ano o fogo não atingiu as instalações da fazenda, como ocorreu no ano passado, nesta mesma época de seca.

No Campus JK, na área de Estudos de Recuperação de Área Degradada (antigo lixão), foi realizada roçagem e aceiro em toda a área e no decorrer da cerca, pois há uma concentração de árvores (bosque), bem como muita biomassa, o que pode ser rapidamente consumido pelo fogo. Na parte interna do campus, próxima às áreas urbanas e que fazem fronteira com a Rodovia MGT 367, foi realizada anteriormente uma limpeza geral (roçagem), o que diminuiu a biomassa no local. Essa ação e a resposta rápida da gestão, com acionamento do Corpo de Bombeiros, juntamente com a construção de aceiro próximo aos prédios da Faculdade de Medicina (Famed) e da Odontologia, bem como a mobilização de pessoal para o local afetado, foram fundamentais para controle do incêndio que atingiu o campus na tarde de segunda-feira (5/10).

Como medida de prevenção aos incêndios, a AMA propôs realizar intervenção em área de domínio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), para evitar reincidência de queimadas nessas áreas.

Por meio desta nota, a AMA também se compadece da gestão do Parque Estadual do Biribiri, que ainda está sofrendo com as queimadas.

Alertamos a toda população sobre o perigo das queimadas e da necessidade de cada um ajudar, fazendo sua parte, no sentido de não deixarmos trocar o verde pelo cinza.

Diamantina, 6 de outubro de 2020.

Celmo Aparecido Ferreira

Assessor de Meio Ambiente/UFVJM