Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto 10envolver Saneamento Básico Rural conquista certificação pela Fundação Banco do Brasil

publicado: 21/07/2021 20h10, última modificação: 21/07/2021 20h10
Certificação tem como objetivo premiar e difundir tecnologias sociais desenvolvidas e aplicadas em diversas comunidades brasileiras

A tecnologia social da Fossa Séptica Biodigestora (FSB) de placas implementada pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf), do Campus do Mucuri da UFVJM, por meio do projeto 10envolver Saneamento Básico Rural, foi certificada pela Fundação Banco do Brasil na 11° edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

O prêmio é realizado a cada dois anos e tem o objetivo de certificar, premiar e difundir tecnologias sociais desenvolvidas e aplicadas em diversas comunidades brasileiras, que se constituam em soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas. Nessa edição, o prêmio certificou 59 iniciativas sociais desenvolvidas no país, sendo 7 delas de Minas Gerais.

De acordo com umas das integrantes do Projeto 10envolver, Priscila Barbosa, a certificação amplia o potencial de reaplicação da tecnologia e, portanto, de transformação socioambiental que ela promove. “Para o grupo, é grande a alegria em colher mais um fruto de um trabalho desenvolvido e implementado a várias mãos no Vale do Mucuri”, comemora.

Priscila destaca, ainda, que, com a certificação, a FSB de placas passa a integrar a Rede de Tecnologias Sociais Transforma, uma plataforma reconhecida nacionalmente por promover a difusão de tecnologias sociais. Acesse a Transforma aqui. 

10envolver

Segundo Priscila, o "10envolver" faz parte do conjunto de projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo Gepaf e tem como principal objetivo promover o empoderamento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Vale do Mucuri. “A iniciativa realiza, desde 2016, ações voltadas à disseminação de tecnologias sociais de saneamento básico rural, ao fomento de políticas públicas e à promoção de educação ambiental relacionada ao saneamento básico”, explica. 

Saiba mais sobre o projeto 10envolver Saneamento Básico Rural, acessando:

• Instagram: @10envolversaneamento; @gepafufvjm
• Facebook: https://www.facebook.com/gepaf.ufvjm.edu.br
• Youtube: Canal Gepaf

 

 

Por Diretoria de Comunicação Social