A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!

• Correo electrónico

Laboratório de Montagem Cênica UFVJM apresenta Olhos D’água em festival internacional

Após sua temporada de estreia, realizada com sucesso em novembro do ano passado, no Museu do Diamante, em Diamantina, o espetáculo Olhos D’água segue para sua primeira viagem. O espetáculo, fruto das atividades do Laboratório de Montagem Cênica UFVJM (LAB.MC.UFVJM), foi convidado para participar da mostra competitiva do 5º FESTA – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí.

O evento vai ocorrer entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2019 e conta com 15 grupos de vários lugares do Brasil e de Portugal. O festival é uma realização  da Companhia de Teatro Ícaros do Vale, com apoio da Prefeitura Municipal de Araçuaí e Patrocínio da CEMIG.

O Laboratório de Montagem Cênica UFVJM é uma atividade de extensão regular com fluxo contínuo, aberto aos mais variados perfis de artistas, técnicos e produtores das artes cênicas. Os interessados em participar devem enviar e-mail para: Esta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

Laboratório de Montagem Cênica UFVJM em Olhos D’água

A partir do original de Conceição Evaristo, Olhos D’água se assenta no tempo-espaço como um ritual cênico feminino em sua condição de resistência e reverência ancestrais. Em cena, elas são muitas mulheres tecendo recordações enquanto tentam lembrar a cor dos olhos de suas mães. Juntas, artistas e plateia, são testemunhas recíprocas do que se diz com palavras e com silêncios. Entre pequenas ações, elas se perdem num emaranhado de acontecimentos, passados inventados e futuros impossíveis. O quintal e o rio são evocados como territórios de pertencimento, intimidade e vínculo, nos quais a gira das tarefas domésticas e os sonhos compartilhados viram jogos lúdicos em favor da sobrevivência. A dramaturgia cênica, fundamentada nos princípios do rito, estimula uma relação sinestésica através das materialidades apresentadas – o escuro, o sussurro, o olhar de canto de olho, as frases interrompidas, o silêncio. O chão, o barro, a água, a lama. A chuva. A enchente. O que pode ou não ser contado?

A partir do original de Conceição Evaristo

Intérprete Criadora: Paloma Pereira

Pesquisa: Rosana Tossige, Juliana Padula, Franciele Souza, Paloma Pereira e Regiane Farias

Consultoria Técnica: Prof.ª Josélia Barroso Queiroz Lima e Delegada Kíria Orlandi

Parceria de Pesquisa: Projeto de Extensão Rede de Proteção à Mulher: rompendo com a violência, o  silêncio e a invisibilidade. Projeto de  iniciação científica As Mulheres do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri e as Políticas Públicas (Fapemig).

Adaptação: Paloma Pereira, Regiane Farias e Flávio Rabelo.

Dramaturgia e Trilha Sonora: Regiane Farias

Iluminação: Regiane Farias e Flávio Rabelo

Cenário, figurino e objetos: Paloma Pereira, Regiane Farias e Flávio Rabelo

Concepção, Produção, Direção de elenco e Encenação: Flávio Rabelo

Assistência de produção: João Nonato

Fotos e Vídeos: Helbert Rodrigues

Apoio: Museu do Diamante

Realização: Proexc - Laboratório de Montagem Cênica UFVJM

Coordenação LAB.MC.UFVJM: Prof. Flávio Rabelo

Serviço:

5º FESTA - Festival Internacional de Teatro de Rua e Palco de Araçuaí.

Data: 22 de janeiro de 2019

Local: Centro Cultural Luz da Lua. Araçuaí/MG