A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!

• Correo electrónico

Reitor faz balanço sobre perspectivas e desafios da UFVJM em 2020

Prezados docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri,

Iniciamos o ano de 2020 preparados para promover a continuidade da missão da nossa UFVJM. Nesse sentido, é oportuno informar à comunidade acadêmica que estamos proativos diante das restrições orçamentárias e isso nos provê a necessária segurança de que a nossa universidade manterá a normalidade das suas atividades.

Em pouco tempo de gestão já temos demonstrado a capacidade de trabalho da nossa equipe de gestão. Com ações concretas de planejamento, ouvindo os nossos conselhos, definimos diretrizes importantes. Manteremos o quantitativo de bolsas estudantis previstas nos editais das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Extensão e Cultura (Proexc) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Isso tornou-se possível em razão do  planejamento e das contrapartidas, iniciadas em 2019/2, e que serão continuadas em 2020. Será possível manter um quantitativo de bolsas para os estudantes da pós-graduação.

É importante frisar que, em 2019, a UFVJM encerrou a sua prestação de contas com as despesas de custeio completamente liquidadas, zeradas; assim, não comprometemos o orçamento de 2020 com despesas geradas em 2019. Isso é mérito para nossa instituição!

Outra ação inédita será a execução, no segundo semestre de 2020, das ações da creditação da extensão no ensino, por meio do programa Universidade nas Comunidades. Isso é resultado de árduo trabalho que envolve as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e a de Extensão e Cultura (Proexc) e todos os coordenadores dos cursos, aliados a resultados positivos de nossa política externa junto à Frente Parlamentar Pró-UFVJM.

Além disso, temos recursos garantidos no Ministério de Educação (MEC) para finalizarmos a Moradia Estudantil Universitária de Diamantina, com valor estimado em R$ 20 milhões, bem como para construir o Restaurante Universitário no Campus JK, cuja previsão é de R$ 1,8 milhão.

Tivemos investimentos superiores a R$ 6 milhões na geração de energia fotovoltaica e implantação de sistema eletrônico de segurança dos campi; os investimentos em sistema eletrônico de segurança, especialmente, vão reduzir, a partir de 2021, as nossas despesas de custeio e, consequentemente, teremos condições de executar o capital de investimentos em obras essenciais. Por fim, inúmeras outras ações concretas levaremos ao conhecimento da nossa comunidade acadêmica e da nossa sociedade.

Indiscutivelmente, diante da restrição orçamentária anunciada desde 2015 (PEC 55) e as recentes medidas de equilíbrio das contas públicas previstas em uma série de Propostas de Emenda a Constituição – PEC, em atual debate no congresso, a UFVJM precisa unir todas as suas forças e, com ações concretas, superar e projetar-se como uma universidade preparada para fazer transformações.

Como reitor, tenho compromisso com a melhoria da política de apoio aos nossos estudantes e não medirei esforços para isso. Com relação aos professores e técnicos administrativos, ratifico que os recursos destinados ao pagamento dos salários dos nossos servidores são direitos constitucionais que precisam ser preservados. São servidores qualificados, concursados e que tomaram a decisão de construírem esta universidade. Esse valioso capital intelectual representa a fonte de superação, crescimento e desenvolvimento de toda e qualquer instituição pública. Basta a implementação de políticas de desenvolvimento comprometidas com as causas dos povos que habitam nossos territórios de abrangência para a garantia dos recursos necessários, o que representa acertado investimento do Estado.

Por fim, com 30 anos de trabalho na UFVJM, compreendo que as crises financeiras passarão e, portanto, neste momento, precisamos manter o foco, o zelo pela nossa instituição. Vamos iniciar 2020 de forma esperançosa e, com esforços conjuntos, alcançarmos grandes conquistas para a nossa universidade.

Um forte abraço para todos.

Janir Alves Soares

Reitor da UFVJM