A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



  • PDF
  • Imprimir
  • Correo electrónico

UFVJM promove retorno de estudantes para suas cidades

Universidade disponibiliza frota de ônibus para transportar estudantes para suas casas

Frota de veículos da UFVJM transporta estudantes (foto: Ronaldo Guimarães/UFVJM)

 

A Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos e Estudantis (Proace) da UFVJM, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com o Conselho da Moradia Estudantil Universitária (MEU), realizou na manhã de hoje um serviço extraordinário de retorno de seus estudantes para suas cidades de origem. Segundo o pró-reitor, prof. Altamir Fernandes de Oliveira, a Proace está investindo esforços para que medidas importantes sejam tomadas dentro do contexto diário que nos é apresentado frente à Pandemia do Covid-19.

“Foram realizadas rodas de conversa e orientações na MEU durante a última semana e, como resultado, foi a motivação dos discentes a retornarem às suas casas tomando os devidos cuidados preventivos. Após várias discussões, os discentes, que não tiveram condições financeiras e iriam ficar na MEU por esse motivo, entenderam a gravidade da situação e decidiram solicitar à Proace alternativas para deslocamento, mediante a possibilidade de liberação de ônibus, micro-ônibus e vans da UFVJM”, esclarece o pró-reitor.

A partir de então, de acordo com o pró-reitor, foi feito um levantamento de interessados no transporte, dando prioridade a: 1) quem mora na MEU; 2) quem é assistido pela Proace; 3) qualquer outro discente dos campi de Diamantina que, porventura, estivesse impossibilitado de retornar à sua casa. Foram quantificados 81 interessados e, analisando as cidades mais procuradas, foram apresentadas à Reitoria quatro rotas, sendo que a Rota 1 foi a mais solicitada e por esse motivo, foi duplicada para evitar a lotação dos veículos:

  • Rota 1: Diamantina> Mendanha> São Gonçalo do Rio Preto> Capelinha> Minas novas> Chapada do Norte> Berilo> Virgem da Lapa> Araçuaí> Itinga> Itaobim> Medina> Itaobim> Jequitinhonha> Almenara
  • Rota 2: Diamantina> Mendanha> Olhos D'água> Bocaiúva> Montes Claros> Capitão Enéas> Janaúba
  • Rota 3: Diamantina> Gouveia> Curvelo> Sete Lagoas> Ribeirão das Neves> Contagem> Betim
  • Rota 4: Diamantina> Datas> Serro> Sabinópolis> Guanhães> São João Evangelista> Coroaci

“Na manhã de hoje, a equipe da UFVJM reuniu-se em frente à MEU e conseguiu organizar o transporte dos estudantes nas rotas definidas previamente com eles, obedecendo as devidas medidas de biossegurança, utilizando máscaras, luvas e álcool para assepsia. Antes do embarque, as professoras da UFVJM, Ana Paula Nunes (fisioterapeuta e epidemiologista), representante da universidade no Gabinete de Crise em combate à propagação do novo coronavírus, e a diretora da Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa), Cristiane Moura (farmacêutica), repassaram orientações aos passageiros. Todo esse trabalho contou com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), que liberou cinco motoristas para dois ônibus, dois micro-ônibus e uma van. Agradecemos o apoio da Divisão de Transportes, nas pessoas da pró-reitora de Administração, Flaviana Dornela Verli; da chefe da divisão, Glauciele Aparecida Borges, e dos motoristas, Maerte Danilo Valadares, Gilberto Geraldo Miranda, Cristian das Mercês Silva, Wilson Faustino e Fagner Pereira Oliveira”.

Equipe da UFVJM no momento do embarque dos estudantes (foto: Patrick Endlich/UFVJM)

 

Com a saída dos 81 estudantes para suas casas, ainda permanecem na moradia estudantil um total de 20 estudantes. Segundo o pró-reitor, esse número irá contribuir sobremaneira para as medidas que serão adotadas diariamente. A moradia estudantil atende 216 moradores em 38 apartamentos.  “Vamos continuar cuidando da saúde de nossos discentes, principalmente dos que não tiveram como retornar às suas cidades. O DCE já está promovendo campanhas e continuará atuando em conjunto com o Conselho da MEU e a Proace, buscando alternativas para as demandas que surgirão a partir de agora”.

Estiveram presentes no momento do embarque o reitor da UFVJM, prof. Janir Alves Soares, o pró-reitor da Proace, prof. Altamir Fernandes de Oliveira, o chefe da Divisão de Esportes e Lazer da Proace, prof. Leonardo Madeira Pereira, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Patrick Wander Endlich, a responsável pela MEU, a servidora Elen Paraíso; o representante do Conselho da MEU, Felipe Perazzio, e o assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM, Ronaldo Lopes Guimarães.

Última actualización el Lunes 23 de Marzo de 2020 20:17
 

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3532 6821