Notícias

UFVJM integra pesquisa do Observatório do Turismo sobre efeitos da Covid-19

publicado: 17/06/2020 16h44, última modificação: 17/06/2020 17h09
Resultados são utilizados para definição de políticas públicas e ações condizentes com a necessidade do trade turístico mineiro e de setores da economia criativa

Por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais, o curso de Turismo da UFVJM participou de uma pesquisa de sondagem para compreensão dos efeitos do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19, nos diversos setores do turismo e da economia criativa.

Trata-se de um esforço conjunto entre municípios e estados que tem como objetivo entender os efeitos da situação e dar embasamento à atuação de diversos segmentos, de forma mais rápida e eficaz. Em Minas Gerais, os resultados estão sendo utilizados para a definição de políticas públicas e ações condizentes com a necessidade do trade turístico mineiro e dos setores da economia criativa diante do cenário da pandemia.

A UFVJM atuou em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e demais instituições vinculadas à Rede Brasileira de Observatórios do Turismo (RBOT).

A estrutura dessa sondagem de abrangência nacional tomou como base a experiência do Observatório de Turismo da Cidade de São Paulo, compartilhada na RBOT, e foi realizada de forma articulada e adaptada às especificidades de cada estado. Também participaram da pesquisa os Observatórios do Turismo do Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Norte de Minas, Tocantins, Mato Grosso, Foz do Iguaçu, dentre outros.

A pesquisa

Foram respondidos ao todo 4.921 questionários, sendo 1.090 em Minas Gerais. Mais de 90% dos respondentes são empresas de pequeno porte; 19% microempresas e 35% MEI, entre agências e operadoras de viagens e turismo, transportadoras, empresas de aviação, bares e restaurantes, meios de hospedagem, organizadores de eventos, agências de turismo receptivo, dentre outros representantes do setor.

No panorama nacional, os impactos da pandemia nos primeiros meses do ano foram leves, no geral, exceto para agências de turismo emissivo.

O setor de hospedagem foi o que mais demitiu e o que menos teve a possibilidade de adotar home office. A pesquisa apresenta uma significativa demanda de apoio das ações governamentais para os próximos meses, como a necessidade de empréstimos, créditos e redução de impostos. Para 51% dos respondentes, a recuperação do setor só irá acontecer em 2021 e 19% acreditam numa possível recuperação ainda neste segundo semestre de 2020.

Em Minas Gerais, mais da metade dos participantes da pesquisa estima uma queda superior a 50% no faturamento anual das empresas. No estado, as 47 instâncias de governança representadas pelos circuitos turísticos participaram da sondagem e 67,7% consideram a pesquisa como muito importante no contexto de gestão da crise e como ferramenta auxiliar ao setor. Na sondagem nacional, essa percepção chegou a 75,6% dos participantes.

O professor Hebert Canela Salgado, do curso de Turismo da UFVJM, explica que, ao final desta primeira sondagem, a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo chega a um panorama nacional sobre os cenários de impacto que permite uma leitura estratégica, juntamente com outras pesquisas em curso.

“Em Minas Gerais, esse trabalho integra uma série de ações de um projeto que pretende ler as dimensões do impacto no setor nos próximos meses, o papel dos Observatórios de Turismo na gestão de crises para o setor e a percepção da sociedade sobre a importância deles. A partir dos resultados, ações direcionadas às especificidades de cada destino passam a ser avaliadas com mais eficácia, fortalecendo os processos de gestão integrada no turismo para preparação, recuperação e retomada socioeconômica do setor. Um exemplo é o apoio à tomada de decisões nos processos de governança dos circuitos turísticos diante das novas realidades dos fluxos turísticos, como no caso do Circuito dos Diamantes, do qual faz parte a cidade de Diamantina”, completa o professor.

 

UFVJM no Observatório do Turismo de Minas Gerais

A UFVJM participa do Observatório do Turismo de Minas Gerais através dos professores do curso de Turismo Hebert Canela Salgado e Virgínia Martins Fonseca, que fazem parte da rede de pesquisadores.

“A UFVJM participa do OTMG desde o início do seu processo de criação, em 2015. Em setembro de 2019, após a sua regulamentação, a rede de trabalho foi formalizada e a UFVJM, certificada. Nesse período, o curso de Turismo integrou-se à rede e está construindo uma importante agenda de trabalhos junto à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e demais instituições vinculadas”, explica o professor Hebert.

Além da pesquisa de sondagem para compreensão dos efeitos da Covid-19 nos diversos setores do turismo e da economia criativa, o professor destaca outro importante trabalho desenvolvido pelo OTMG: a realização do Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, que já está em sua terceira edição.

“Vale lembrar também o trabalho iniciado em parceria com o Observatório do Turismo do Norte de Minas, com o Montes Claros e Região Convention e Visitors Bureau e com o Fórum de Circuitos Turísticos do Norte de Minas para o desenvolvimento do Projeto Proturismo e ainda a Pesquisa do Carnaval de Diamantina, realizada desde 2017, a partir da parceria entre o curso de Turismo da UFVJM, o Observatório do Turismo de Minas Gerais, o Conselho Municipal de Turismo e a Prefeitura de Diamantina, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio”, finaliza o professor Hebert.

  

Para mais informações sobre o assunto, clique nos links abaixo:

Relatório da “Sondagem Empresarial dos Impactos da Covid-19 no Setor do Turismo no Brasil”.

Relatório da “Sondagem Empresarial Impactos e Perspectivas Frente à Covid-19 no Turismo em Minas Gerais” e monitoramento dos efeitos da Covid-19 no turismo de Minas Gerais.

Observatório do Turismo de Minas Gerais.