Notícias

Proexc recebe primeiro lote de máscaras faciais de tecido produzidas por alunos contemplados em seu edital

publicado: 02/07/2020 17h19, última modificação: 02/07/2020 18h32
Foram 6 mil máscaras desse lote, produzidas pelos alunos selecionados no Edital 05/2020 de enfrentamento ao novo coronavírus

Edital beneficia alunos e seus familiares, com o pagamento de bolsa. (Foto: Jonas Siqueira Gomes)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) tem realizado desde março ações para o enfrentamento da pandemia Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Nos dias 29 e 30 de junho, recebeu o primeiro lote de máscaras faciais de tecido produzidas por alunos contemplados no Edital Proexc 5/2020, cujos principais objetivos são:

• Produzir máscaras de tecido para atender as comunidades interna e externa, cuja finalidade é a proteção à COVID-19;
  • Promover a interação das comunidades interna e externa no intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços, em especial, produção de máscaras de tecido, permitindo minimizar os efeitos da Covid-19 nas comunidades.

Foram disponibilizadas 20 bolsas destinadas prioritariamente aos alunos com maior grau de vulnerabilidade, de acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace/UFVJM). Durante os três meses de vigência do edital, serão confeccionadas 18 mil máscaras. Os alunos selecionados são provenientes dos campi da UFVJM em Diamantina, Janaúba e Teófilo Otoni.

Entrega do primeiro lote de máscara. (Foto: Raick Suel Pinheiro)

Na entrega do primeiro lote de máscaras, a Proexc recebeu de cada aluno 300 máscaras. No total do primeiro lote, foram recebidas 6 mil máscaras, que serão distribuídas para os quatro campi da UFVJM.

Os setores Proexc /Diamantina, Decace/ Mucuri, Depex/Janaúba e Depex/Unaí ficarão responsáveis pela organização e distribuição das máscaras às comunidades mediante solicitações de instituições beneficentes e/ou por meio de ações de extensão da UFVJM. Destaca-se a tripla ação social do edital, que permite beneficiar os alunos e seus familiares, ao contemplá-los com as bolsas; as instituições beneficentes e as comunidades carentes, que receberão as máscaras para a proteção contra a Covid-19.