Notícias da UFVJM
Ter, 26 de Novembro de 2019 17:07

Economia como ciência é o tema do evento realizado no Campus do Mucuri

"Economia como ciência". Esse é o tema da Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas que começa nesta quarta-feira (27/11) e vai até a sexta-feira (29/11) no Campus do Mucuri. Palestras, minicursos e apresentações culturais estão na programação da semana. O evento é aberto para a participação de toda a comunidade acadêmica, especialmente os alunos de Ciências Econômicas. Para participar das atividades é preciso fazer inscrição aqui até as 18h desta quarta-feira (27/11). A semana é realizada pelo Centro Acadêmico (CA) do curso, CA Celso Furtado, em parceria com o Departamento de Ciências Econômicas.

O principal objetivo do evento é estimular, especialmente os alunos, a participarem de discussões críticas, articulando o conteúdo curricular com as temáticas do cenário econômico atual. A coordenadora do evento, professora Vanessa Jurgenfeld, que também é coordenadora do curso de Ciências Econômicas, ressalta que “é importante que a universidade seja protagonista dos debates essenciais sobre a nossa realidade. E a 2ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Econômicas, uma iniciativa do Centro Acadêmico Celso Furtado e que conta com apoio de vários professores, contribui nesse sentido”.

A professora explica que “serão três dias de importantes discussões. O evento contará com professores da UFVJM e com dois professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mauricio Sabadini e Henrique Braga. Sabadini atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e Braga é coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFES. Esses professores não só participarão dos debates no auditório central, mas também ministrarão minicursos com temas instigantes na tarde desta quinta-feira (28/11): "Especulação financeira e capitalismo contemporâneo – conteúdo e forma"; e "Neoliberalismo: para além da política econômica”.

Veja a programação completa do evento:

  • Dia 27-11-2019 (quarta-feira)
    • Auditório central do Campus do Mucuri
  • 18h30  - Evento cultural: Peça teatral Ciranda - Grupo Arte com Ciência
  • 19h30 - Palestra: "Economia em crise ou crise da economia"?

- Profª. Janaína Elisa Patti de Faria - UFVJM

- Prof. Márcio Paschoino Lupatini - UFVJM

- Prof. Mauricio de Souza Sabadini - UFES

Mediação: Bruna Gouvêa - UFVJM

  • Dia 28-11-2019 (quinta-feira)
  • Minicursos
  • 1) "Neoliberalismo: para além da política econômica" (Prof. Dr. Henrique Pereira Braga - UFES)  - Sala 106, prédio de sala de aulas, das 13h30 às 15h30
  • 2) "Especulação financeira e capitalismo contemporâneo - conteúdo e forma" (Prof. Dr. Mauricio de Souza Sabadini- UFES) - Sala 106, prédio de sala de aulas, das 16h às 18h
  • 19h - Palestra: A perspectiva histórica e a problemática atual do subdesenvolvimento brasileiro
    • Auditório central do Campus do Mucuri

- Prof. Acson Gusmão - UFVJM

- Prof.Henrique Braga - UFES

- Profª. Vanessa Follmann Jurgenfeld - UFVJM

Mediação: Artenise Gomes - UFVJM

Dia 29-11-2019 (sexta-feira)

  • 19h - Palestra: A atuação do economista na contemporaneidade
    • Auditório central do Campus do Mucuri

- Profª. Nathalia Sbarai - UFVJM

- Prof. Rodrigo Chamilete - UFVJM

- Prof. Michel Cândido - UFVJM

Mediação: Matheus Matos - UFVJM

 

Saiba mais sobre a Semana Acadêmica de Ciências Econômicas no site do evento.

Última atualização em Ter, 26 de Novembro de 2019 17:31
 
Ter, 26 de Novembro de 2019 10:59

Evento será realizado pelo PET Conexão dos Saberes, em São Gonçalo do Rio das Pedras

Venha compartilhar seu talento e seus conhecimentos.

O grupo PET-Conexão dos Saberes da UFVJM vai realizar o 1º Festival Conectando Saberes da UFVJM no dia 7 de dezembro, sábado, na Escola Estadual Mestra Virginia Reis, em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro/MG. O evento conta com oficinas e palestras para a população da região e haverá também a 2ª Feira das Comunidades Quilombolas. A programação será divulgada em breve.

A comunidade acadêmica é convidada a participar e a ofertar oficinas ou fazer exposição de projetos. Caso tenha interesse em oferecer alguma atividade, favor fazer o preenchimento deste link. Para uma maior organização do evento, o prazo máximo para o envio das informações é dia 26 de novembro.

A UFVJM vai disponibilizar um ônibus para o deslocamento. Dessa forma, o preenchimento do link é fundamental para a reserva da vaga. O ônibus sairá às 6h e retornará às 18h para Diamantina.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato:

  • Petiana Isabela: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Petiana Mariana: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

As atividades podem ser acompanhadas pelo Instagram: @petconexaodossaberes

PET Conexão de Saberes

O Programa de Educação Tutorial- Conexão dos Saberes da UFVJM caracteriza-se por um grupo multidisciplinar que consiste em uma ação que interliga a universidade e outros setores da sociedade, cuja proposta é estimular o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e quilombolas da região do Serro-MG.

O PET é composto por 14 petianos (12 bolsistas e 2 voluntários) e 1 tutora, a professora Ana Paula N. Nunes, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS).

Última atualização em Ter, 26 de Novembro de 2019 11:04
 
Seg, 25 de Novembro de 2019 17:26

Direção do instituto, que comemora 10 anos, trabalhou por três anos no novo site

Em comemoração aos 10 anos, o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) apresenta o novo site da unidade acadêmica, o qual tem como objetivo atender à demanda dos servidores e alunos que necessitam de informações, arquivos e demais documentos internos aos seus cursos. Além disso, busca dar à comunidade acadêmica e ao público externo uma maior visibilidade das ações e atividades desenvolvidas.

“O site é resultado de um trabalho desenvolvido pela direção do ICT ao longo dos últimos três anos, passando por diferentes propostas de configurações visuais e normatizações estabelecidas pelo governo federal”, conta a direção.

O site pode ser acessado em: https://www.ict.ufvjm.edu.br/.

 
Seg, 25 de Novembro de 2019 16:35

Evento é promovido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) e será realizado em 5 de dezembro

No dia 5 de dezembro o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Residência Pedagógica (RP) da UFVJM vão realizar o 1º Encontro de Iniciação à Docência da UFVJM (ENID). O evento acontecerá no anfiteatro do Campus I e é gratuito e aberto ao público. São esperados professores e estudantes de graduação, professores da educação básica e demais profissionais e pesquisadores da área da educação/ensino.

De acordo com a professora Simone Santos, coordenadora institucional do Pibid, a programação tem um momento formativo pela manhã, em torno da Base Nacional Curricular Comum – BNCC, e um momento de mobilização em defesa dos programas na parte da tarde. “O momento formativo é para os bolsistas do programa e à tarde o foco é a realização de um fórum com autoridades, para construção de uma carta a ser encaminhada ao MEC”, explica.

Você pode baixar a programação completa aqui.

Entre os objetivos do encontro, destacam-se:

  • Refletir sobre a importância da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UFVJM;
  • Promover intercâmbio e divulgação de experiências no âmbito das ações do Pibid e RP;
  • Ampliar o debate em torno da importância da manutenção desses programas no interior dos cursos de formação inicial da UFVJM, no que tange à permanência dos estudantes, bem como do fortalecimento de seu processo de iniciação à docência junto ao campo de atuação profissional.

As inscrições serão realizadas de 25 de novembro a 3 de dezembro, neste link.

Os programas na UFVJM

De acordo com a professora Simone, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Residência Pedagógica objetivam apoiar a formação inicial dos estudantes de licenciatura no que se refere à relação teoria e prática no campo de atuação (Educação Básica).  Nesse sentido, os programas possuem viés extensionista, uma vez que reforçam a interface entre universidade e escolas de Educação Básica. “O Edital 45/2017 está finalizando em janeiro e o cenário é incerto com relação se haverá novo edital em 2020”, conclui.

O Pibid é coordenado por Simone Santos, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, e o RP é coordenado pela professora Patrícia Oliveira, da Faculdade de Ciências Exatas (Facet).

Ambos os programas são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Última atualização em Seg, 25 de Novembro de 2019 16:47
 


Página 7 de 1248

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6812 e (38) 3532-6808
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (31) 3677-9950