Notícias da UFVJM
Seg, 09 de Dezembro de 2019 16:37

Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico realizou primeira doação no último dia 2 para instituições e projetos sociais

A semana passada foi marcada pela primeira rodada de doação de equipamentos de informática do Projeto de Extensão Transformando Computadores e Vidas (TCV). No dia 2/12 foram doados nove computadores para instituições e projetos sociais. Os equipamentos doados são fruto da primeira Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico realizada pelo projeto em setembro deste ano na cidade de Teófilo Otoni. Durante a ação, o projeto recebeu equipamentos considerados como lixo eletrônico pela população, para trabalhar na recuperação dos que ainda estavam funcionando e destinação correta dos resíduos daqueles que fossem avaliados como sem utilidade.

As instituições e projetos beneficiados com os computadores foram: Associação Aprender a Produzir Juntos (3), Internato Rural (2), Instituto Cultural In-Cena (1) e Projeto Mulher Livre de Violência (2). Um dos computadores recuperados ficou para uso do próprio Projeto TCV. O coordenador do projeto, Cristiano Figueiredo, disse que, dos 9 equipamentos doados, cinco computadores receberam um kit completo, contendo monitor, teclado, mouse, estabilizador e cabos de força.

De acordo com Cristiano, esses computadores recebidos durante a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico foram recondicionados com a ajuda dos alunos do Projeto TCV, sendo necessárias 140 horas de trabalho para chegar nesse resultado. “Prestar contas à sociedade sobre o resultado da campanha é muito importante, já que os resíduos coletados serão reaproveitados, deixando assim de serem lançados no lixo comum. Esperamos que os computadores e demais acessórios sejam úteis às instituições e projetos contemplados nessa ação”, destaca.

A previsão é que o projeto TCV realize novas doações a partir da recuperação dos objetos recolhidos durante a campanha. “Outra rodada de doações está planejada, à medida que o processamento do material for avançando e forem identificados equipamentos ainda em funcionamento, que serão usados na montagem de novos computadores”, afirma Cristiano.

Representantes de instituições e projetos recebem computadores doados pelo projeto Transformando Computadores e Vidas (foto: Divulgação projeto Transformando Computadores e Vidas)

 

Resultados da Campanha

Ao todo, foram coletados 160 kg de pilhas e baterias, diversos celulares, tabletes, acessórios, além de inúmeros equipamentos de informática. Segundo o coordenador do projeto TCV e da campanha, os celulares e as pilhas e baterias já receberam destinação adequada. “Em tese, todo esse material iria parar no lixo comum, visto que a cidade não conta com uma rede de recolhimento desse tipo de resíduo”, lembra.

O projeto

Transformando Computadores e Vidas é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Estudos em Administração Pública da Educação a Distância (GPEAP) da UFVJM, no Campus do Mucuri. O projeto foi institucionalizado em junho de 2018, sendo registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O principal objetivo do projeto é promover a diminuição da geração de lixo eletrônico em Teófilo Otoni; a capacitação técnica de jovens da comunidade local; e a doação de equipamentos recondicionados a entidades sociais do município de Teófilo Otoni/MG.

Hoje, além de professores e técnicos administrativos da UFVJM, o projeto também conta com a participação de duas alunas do curso de Ciências Contábeis, atuando como tutoras.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

 

 
Seg, 09 de Dezembro de 2019 16:15

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) divulgou cronograma para entrega da frequência da Bolsa Integração dos meses de dezembro e janeiro. O prazo começa hoje (9) e vai até dia 11, próxima quarta.

Confira no site da Proace as orientações e cronograma.

 
Seg, 09 de Dezembro de 2019 14:44

Artes do Campus tem o objetivo de promover a produção artística e cultural no campus universitário e funciona em Diamantina

O músico e compositor Estevam Rupestre é a próxima atração da ação cultural Artes do Campus. A apresentação será na próxima terça-feira, 10 dezembro, às 16h, na Praça de Serviços do Campus JK - Diamantina MG.

A ação é promovida pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com objetivo de promover a produção artística e cultural no Campus JK.

Cartaz em fundo verde, com a imagem do cantor como marca d’água. No canto superior esquerdo, temos o texto Proex Apresenta. No centro da parte superior o nome do evento: Artes do Campus. No centro do cartaz o nome e a foto de perfil do tronco do cantor, tocando violão, com imagem de pedaço de fita adesiva nos cantos. Na parte inferior do cartaz a data, horário e local da apresentação.

Você é artista e está interessado em se apresentar? Preencha o cadastro no Banco de Talentos da Proexc/UFVJM, neste link, ou faça contato com a Diretoria de Cultura pelo telefone (38) 3532-6880 ou via mensagem eletrônica: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Última atualização em Seg, 09 de Dezembro de 2019 16:29
 
Seg, 09 de Dezembro de 2019 12:28

Evento acontece nesta quarta-feira (11), no Campus JK

Nesta quarta-feira, às 20h, os alunos do curso de Sistemas de Informação matriculados na disciplina de Administração I, ministrada pela professora Geruza Tomé, vão realizar um evento com o tema "Tecnologias que colaboram".

A programação inicia-se às 20h, com o credenciamento, apresentação musical, exposição de apoiadores e divulgação de projetos. Das 20h30 às 21h45 vai haver a apresentação de duas ferramentas que estão em desenvolvimento para colaboração com o desenvolvimento social da comunidade: um aplicativo relacionado ao esporte e um portal associado a ONGs e instituições de caridade, ambos vinculados ao município de Diamantina.

Às 21h vai haver um intervalo para sorteio de brindes e, a partir das 21h45, acontece um coffee break. O encerramento do evento está previsto para as 22h30. Confira neste link tudo o que está programado.

A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade diamantinense.

Venha nos prestigiar!

Última atualização em Seg, 09 de Dezembro de 2019 12:34
 


Página 2 de 1248

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6812 e (38) 3532-6808
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (31) 3677-9950