Notícias

UFVJM disponibiliza ao Ministério da Saúde ultrafreezers para armazenamento de vacina contra Covid-19

publicado: 28/01/2021 16h15, última modificação: 28/01/2021 16h16
Instituição possui quatro equipamentos, que alcançam níveis de congelamento a -70°, ideais para armazenamento de alguns tipos de vacina contra o coronavírus

A UFVJM, numa ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pesquisadores do Centro Integrado de Pós-Graduação Pesquisa em Saúde (CIPq-Saúde, vinculado à PRPPG) e Pró-Reitoria de Administração (Proad) fez adequações na geração de energia para funcionamento pleno dos quatro ultrafreezers que a universidade possui hoje, e que alcançam níveis de congelamento a -70ºC, ideais para armazenamento de alguns dos tipos de vacina contra o coronavírus.

Os ultrafreezers são utilizados no armazenamento de amostras biológicas, reagentes e outros insumos extremamente sensíveis à temperatura, utilizados em pesquisas de ponta desenvolvidas na instituição.

A universidade colocou os ultrafreezers à disposição do Ministério da Saúde, caso o país opte por armazenar a vacina contra a Covid-19 baseada na tecnologia de RNAm, tais como a desenvolvida pela farmacêutica Norte-Americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia Alemã BioNTech, que exige temperatura de -70°C para o armazenamento.

A infraestrutura para armazenamento das doses das vacinas contra a Covid-19 é um dos maiores desafios logísticos das campanhas de vacinação em massa contra a doença em todo o mundo. Isso porque a maioria dos imunizantes em produção demanda baixas ou baixíssimas temperaturas, cujas últimas são alcançadas pelos ultrafreezers.

Com a disponibilização dos ultrafreezers pela UFVJM, possibilita-se a transposição de uma das maiores barreiras para a imunização com vacinas baseadas em RNAm.