1ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica

publicado 08/04/2021 12h17, última modificação 08/04/2021 12h17
19 a 22 de abril
19/04/2021 até 22/04/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento
iCal

Cartaz em fundo azul escuro, tem no cabeçalho o título do evento, na cor branca. No centro da peça, um calendário na cor amarela, com destaque para a data do evento, ao lado da marca do evento. Logo abaixo, um desenho de um notebook, com os tipos atividades previstas na programação. O rodapé é na cor branca, com as marcas dos realizadores do evento

“A engenharia como instrumento indispensável à racionalização do uso da água”. Esse é o tema que será discutido na 1ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica (SAEHD) da UFVJM, do Campus do Mucuri. O evento, em formato on-line, será realizado de 19 a 22 de abril, e tem na programação palestras e minicursos.

As inscrições para participar do evento já estão abertas e devem ser feitas aqui. Para participar dos minicursos, as inscrições vão até o próximo dia 20. Já para as palestras, as inscrições encerram 24 horas antes dos horários de suas realizações, conforme programação disponível aqui.

O evento será realizado pelo canal da semana no YouTube, com acesso aqui.

A semana está sendo realizada pela coordenação do curso de Engenharia Hídrica, com a parceria de professores e alunos. De acordo com a comissão organizadora do evento, a escolha do tema da semana “foi motivada pela crise hídrica que assola algumas regiões do país nos últimos anos, aliada à evidência de que a aplicação de conceitos adquiridos nos cursos de engenharia, em destaque para a Engenharia Hídrica, possibilita a racionalização do uso da água, colaborando diretamente para a economia de água e conservação desse recurso essencial”.

Segundo a coordenação do curso de Engenharia Hídrica, atualmente representada pelos professores Francisco César Dalmo (coordenador) e Luan Brioschi Giovanelli (vice-coordenador), o evento coloca a Engenharia Hídrica em destaque no contexto do Vale do Mucuri, pois contará com a participação de profissionais formados na UFVJM e em outras regiões do país.

“Diante da importância do evento e do panorama hídrico da região, a coordenação espera que essa primeira semana seja precursora de outros eventos, colaborando, dessa forma, para difundir o conhecimento entre os diversos setores da sociedade”.

Para o aluno de Engenharia Hídrica e membro da Comissão Organizadora da 1ª SAEHD, Rodrigo Ribeiro, “a realização do evento é muito importante em razão de o tema ser de grande relevância para a sociedade, além de se tornar uma forma de disseminação e troca de conhecimento acerca da gestão dos recursos hídricos. O evento também servirá como instrumento de divulgação e reconhecimento do curso de Engenharia Hídrica, destacando a importância dos profissionais que atuam na área”.

Todas as informações sobre o evento, como nomes dos palestrantes e temas de minicursos e palestras, podem ser conferidas no site da semana aqui. Ou, também, pelo Instagram do evento, no endereço @saehdufvjm.